Facebook muda algoritmo para priorizar publicações de amigos e enfraquece páginas com conteúdo político

Em um anúncio publicado na tarde desta terça-feira (21), o Facebook confirmou, indiretamente, o que muita gente já vinha notando nos últimos dias: o Feed de Notícias do serviço agora dá muito mais destaque a publicações de usuários do que a conteúdo promovido por fan pages.

Segundo Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, usuários da rede social têm reclamado da quantidade de posts de empresas, marcas e veículos de comunicação em seus feeds de notícias. Ele também contou que o Facebook encomendoupesquisa e descobriu que, quando usadas para conexões com pessoas importantes, as mídias sociais podem auxiliar no bem-estar. “Sentimo-nos mais conectados e menos sozinhos, e isso tem relação com felicidade e saúde no longo prazo”, escreveu. Por outro lado, diz que não pode ser tão positivo aquilo que chama de “consumo passivo de conteúdo” — o que diz respeito a assistir a vídeos ou ler artigos.

No final de 2013 mudanças algorítmicas foram feitas para priorizar notícias em detrimento dos memes; na mesma época a empresa adquiriu uma plataforma de compartilhamento de conteúdo, além de ter prometido a disponibilização de “trending topics”, algo ainda não cumprido.

O impacto do anúncio foi sentido por inúmeras páginas, sobretudo pelas que geram conteúdos mais identificados com o espectro político à direita, de acordo com dados aferidos pelos administradores dessas páginas.

Anúncios

Deixe uma resposta