Blogueiro “de direita” dissemina fake news sobre MBL ser contra voto impresso

O blogueiro de política Paulo Eneas, auto-declarado de direita, publicou em seu perfil pessoal uma fake news sobre o Movimento Brasil Livre (MBL). Editor do blog “Crítica Nacional‘, Eneas compartilhou o texto em que ele mesmo assina a seguinte manchete: “MBL contra o voto impresso”.

Descompensado, Eneas ainda comenta a matéria, relacionando o MBL com seu nêmesis, o PT: “Assim como o PT e demais forças políticas de esquerda, o MBL também é contra o voto impresso.”, afirma.

voto impresso 02.png

Para “comprovar” seu ponto de vista, o blogueiro pinça um trecho editado de um vídeo do youtuber MamãeFalei, ligado ao MBL, onde ele comenta do risco, prudentemente, de ter o voto impresso entregue como “recibo” ao eleitor, para evitar a compra de votos com comprovante em mãos. Na íntegra do vídeo, porém, Arthur — que não é coordenador ou porta-voz do movimento — mostra-se favorável ao voto impresso.

Coordenador regional do MBL e assessor parlamentar do vereador Fernando Holiday, Thomaz Henrique Barbosa respondeu a Eneas em sua página, taxando a pretensa matéria de “fake news” e expondo fatos que desmentem o blogueiro. Veja aqui:

voto impresso 03.png

Para Barbosa, um “jornalismo sério […] entra em contato” e “bastaria perguntar a qualquer coordenador nacional do movimento para ter o posicionamento real“, o que não foi feito por Eneas que, inclusive, desconsiderou o ponto para manter sua manipulação, ainda que o coordenador do movimento tenha mostrado que a página publicou se posicionamento nos últimos dias, paulatinamente, favorável ao projeto de lei que institui o voto impresso, inclusive conclamando seus seguidores a realizarem pressão pela aprovação. Veja:

voto impresso
Últimas postagens do MBL sobre o assunto

Uma das publicações, entre dezenas feitas com diversos deputados, que trazem no texto: “Pressione para que o parlamentar vote a favor do voto impresso e contra o fundão eleitoral!”. As postagens foram, todas elas, feitas no dia 4 deste mês, quando a reforma política era votada:

No mesmo dia, o MBL News comentou o assunto e, mais uma vez, mostrou-se favorável ao voto impresso. Salte para os 13min de vídeo:

No texto em que faz a afirmação falsa, Eneas ainda complementa taxando o MBL de “agrupamento de esquerda” e surta ao afirmar que o movimento “adota algumas pautas liberais que são perfeitamente assimiláveis por qualquer corrente de esquerda globalista”, sem dizer quais são. Repetidamente, o MBL tem se pronunciado contra o globalismo de metacapitalistas como Soros e o brasileiro Jorge Paulo Lemann, financiador do grupo de extrema-esquerda ‘Acredito!’, além de defender pautas identificadas com a direita, como: a redução da maioridade penal, o fim do estatuto do desarmamento, a valorização da polícia militar e forças armadas, o fim do regime de progressão e semi-aberto, a privatização de estatais, a luta contra o aborto, o apoio ao Escola Sem Partido, e o combate à esquerda e aos sindicatos nas ruas e nas instituições.

Geralmente, ataques desse tipo vindos da “direita” ao MBL partem de guetos virtuais pró-Bolsonaro que não admitem a divergência no aspecto econômico do movimento com o presidenciável, ainda que haja alinhamento em diversas outras pautas. Paulo Eneas, porém, manteve a fake news até a publicação dessa reportagem. Tentamos contato com o blogueiro mas não tivemos sucesso.

Anúncios

3 comentários sobre “Blogueiro “de direita” dissemina fake news sobre MBL ser contra voto impresso

  1. Se aliar a quem: É de um partido de esquerda, defende Aécio e Lula, liberal até com a China, baba ovo do globalista comunista FHC e cogita não cumprir sua palavra de campanha, já revela o caráter interesseiro desse grupelho oportunista.

    1. E o Boçalnaro não é um oportunista não é? O seu bolsonaro queria ser vice do Aécio Neves. o seu boçalnaro disse que queria delfim netto que é membro da sociedade fabiana para ministro.

      Deixa de ser um besta seu bolsominion. É por causa de gente como você que a direita não avança mais, é por causa de gente como você que bolsonaro não ganha.

      E outra, apesar de Aécio e FHC serem de esquerda, eles não chegam a serem totalitários como os bolivarianos da extrema esquerda.

      O que é pior? É a mesma coisa alguém que faz piada com o óculos do amigo com quem estupra mulheres? A mulher fazer piadas com o fato de o marido beber cerveja é tão nefasto quanto os estupros do maniaco do parque? É a mesma coisa expulsar um torcedor do palmeiras do meio da torcida do corinthians e jogar pessoas em câmaras de gás? É a mesma coisa uma mordida de piranha e uma mordida de tubarão?

      Saiba ter senso de proporções ao menos.

  2. Davi, você é muito “inteligente” hein, antes de falar boatos pesquise bem. Independente de quem vamos votar temos que ser honestos no que falamos em público. Bolsonaro nunca quis ser vice do Aécio, isso é apenas um tipo de fake news que pessoas que não gostam dele (como você) e são desonestas repassando boatos ridículos. “Aécio e FHC não são totalitários”, mas são CORRUPTOS, por isso o Brasil nunca vai para frente, existe muita gente que defende corrupto, acha normal…

Deixe uma resposta