O que antecede a tragédia? Entenda o perigo real por trás do caso MAM-SP

No dia 26 de setembro, terça-feira, aconteceu a performance ‘La Bête‘, uma leitura interpretativa da obra ”Bicho”, de Lygia Clark, na abertura do 35 Panorama da Arte Brasileira no Museu da Arte Moderna de São Paulo. Ninguém que participou do evento imaginaria que as imagens registradas iriam percorrer todo o Brasil chegando até mesmo na mídia internacional.

Uma convidada (a apresentação foi para um grupo fechado de pessoas) filmou a participação de uma criança com sua mãe na performance e publicou em sua conta no Instagram. Em pouco tempo o vídeo se tornou um viral na internet.

Confira:

 

A realidade lamentável é que, como tudo hoje em dia, a polêmica se tornou uma guerra política. A sociedade de polarizou entre “esquerda” e “direita”. Mesmo que a questão não seja política, uma vez que o crime está definido em lei, políticos, personalidades, ONGs, mídia, e a população em geral, acabaram levando o debate para o campo ideológico.

Partidários de esquerda defenderam a performance e não viram nenhum problema, mesmo que a mera presença da menina no local seja proibida por lei. Esses mesmos que defendem a ideia de cultura de estupro, que dizem que qualquer homem é um estuprador em potencial, acharam que a mãe, ao incentivar a filha a tocar em um estranho nu, estava exercendo um papel de “educação sexual”.

Já aqueles que se identificam com a direita, defenderam que o que houve foi crime e que este tipo de evento não deve ser direcionado as crianças pois promove erotização infantil além de abrir caminho para a prática da pedofilia ser descriminalizada.

Por uma triste ironia do destino, no mesmo dia em que uma criança, foi incentivada a praticar uma ato libidinoso em nome da “arte” na capital paulista, outra, de idade muito próxima, desaparecia no interior do Paraná, vítima de um pedófilo.

9d77a180-daf0-4256-a7a0-4815a067fce7.jpg

A pequena Tabata Fabiana Crespilho Rosa, de 6 anos, desapareceu em Umuarama no dia 26. Na quinta-feira, 28, se teve a confirmação de que ela havia sido estuprada e morta por um homem chamado Eduardo Leonildo da Silva. O mesmo já havia sido condenado em 2010 por assassinar uma adolescente de 15 anos a pedradas. Condenado pela Justiça a 6 anos de regime semiaberto, voltou a tirar a vida de uma inocente.

ac22abb3-f95b-4ab1-a8a8-e75250e4ba10.jpg

Os partidários de esquerda fingem que não conseguem enxergar a ligação de um acontecimento com o outro, mas é claro: performances como a “La Bête” quando direcionadas ao público infantil pode abrir espaço para incutir a ideia, na cabeça dos jovens, de que não há problemas em se aproximar de um homem desconhecido, e, caso ele esteja sem roupas, não há mal algum tocar seu corpo caso seja solicitado. Nem mesmo Stalin, um dos maiores nomes entre as lideranças da extrema esquerda, defenderia tal coisa.

No fim do dia, a questão é bem mais complexa do que um cabo de guerra entre “direita” e “esquerda”. Com a crise de segurança que assola o país, não é o momento de “pensar num mundo sem pudores” como os artistas almejam. Não se deve ensinar a uma criança como se tornar alvo fácil de abusadores. Simples assim.

As informações são do site O Globo.

Anúncios

14 comentários sobre “O que antecede a tragédia? Entenda o perigo real por trás do caso MAM-SP

  1. “Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,”

    “E na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições. Mas os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. ” 2 Tim 3: 1-4; 12-13

  2. Perfeito. Empresas, e agências de marketing mercenárias só pensando no lucro…Vejam o exemplo da ABSOLUT…”Não compartilhem com menores de 18 anos? ” -Mas crianças de 4 anos pode manipular homem nu. Hipócritas. Pervertidos. BORA PROCURAR OUTRA MARCA , PORQUE ABSOLUT É PODRE. PROCUREM OUTRA AGÊNCIA DE MARKETING., PORQUE ESTA É PERVERTIDA.

  3. Existe uma questão clara de se desvirtuar o foco que não se trata de um crime e sim de uma performance artística dentro de ambiente fechado e de uma sociedade civil com estatuto aqui no município de São Paulo. Mas se querem mudar a ótica, vamos nos limitar minimamente a cidade de São Paulo.
    O prefeito, retirou leite, cortou refeição, retirou vale transporte estidantil, diminuiu a carga goraria das creches, fechou postos de saúde da população menos favorecida e de incapaz (crianças e idosos) eram o contingente que precisam mais desse serviço, mata cidadões ao mudar a lei de velocidade máxima das marginais e por ai vai. Os desmando não caberiam numa pagina…
    Pensem miseravelmente em dar cinco alimentações ao dia a essas crianças pois aqui em São Paulo não é ecessão a falta de refeições para estas crianças, seu tempo e esforço serão muito mais compensadores num futuro muito próximo…

  4. Não sou de esquerda nem de direita,mais acho que o crime maior é dessa mãe que leva uma criança num evento que deveria ser direcionado ao público adulto,todos falando do ator,nem sei quem é,mais a educação,sexual ou não, começa em casa!!!!arte ou não,nem filme meus filhos assistem sem que eu saiba do que se trata,pois hoje, até desenho animado induz ao sexo!!!!cabe aos pais direcionar seus filhos!!!!

Deixe uma resposta