Jornalista do Estadão, Rita Lisauskas faz piada repugnante com peça que coloca criança tocando em homem nu

Rita Lisauskas, jornalista do Estadão, fez uma infeliz “piada” sobre o fato drástico que ocorreu no 35° Panorama da Arte Brasileira que está sendo realizado no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Nesta quinta-feira, fotos e vídeos foram publicados no Instagram mostrando uma criança participando de uma “oficina” ou uma “intervenção artística”, não sabemos ao certo o que seria isso que é retratado nas imagens.

Veja:

8ce2a191-727c-492e-ba07-1206f8abb7c7709def00-21a0-40db-ba36-672a0e19c35847b1c981-bae7-42d4-8121-a5de0ad93d99

Após ver as imagens, a jornalista comentou nas redes sociais o seguinte:

c433d772-976c-4afc-8392-d2ad348faec43020c7ee-cadb-44db-81c5-14c9e49ac37f

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rita ironizou como se fosse algo comum uma criança, aparentemente com menos de 5 anos, ser induzida a tocar o corpo de um homem nú desconhecido em público.

Nitidamente, em vídeo, a menina parece constrangida. Reluta em se aproximar e tocar o homem e logo corre para a platéia.

Será que a autora do “Mãe Sem Manual” acharia usual e inofensivo se sua filha, sendo criança, fosse exposta desta maneira?

Mais informações sobre o evento.

35º Panorama da Arte Brasileira – Brasil por multiplicação
Abertura: 26 de setembro (terça-feira), a partir das 20h
Visitação: 27 de setembro a 17 de dezembro de 2017
Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Parque Ibirapuera, próximo aos portões 2 e 3.
Horários: Terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até às 18h)
Tel: (11) 5085-1300
Ingresso: R$ 6. Gratuito aos sábados.
Agendamento gratuito de grupo: 5085-1313 | educativo@mam.org.br

Menores de 10 e maiores de 60 anos, sócios e alunos do MAM, funcionários das empresas parceiras e museus, membros do ICOM, AICA e ABCA com identificação, agentes ambientais, da CET, GCM, PM, Metrô e funcionários da linha amarela do Metrô, CPTM, polícia civil, cobradores e motoristas de ônibus, motoristas de ônibus fretados, funcionários da SPTuris, vendedores ambulantes do parque Ibirapuera, frentistas e taxistas com identificação e até 4 acompanhantes não pagam entrada.
Anúncios

44 comentários sobre “Jornalista do Estadão, Rita Lisauskas faz piada repugnante com peça que coloca criança tocando em homem nu

  1. “Será que a autora do “Mãe Sem Manual” acharia usual e inofensivo se sua filha, sendo criança, fosse exposta desta maneira?”

    Muito provável que não. Ou ela é pedofila ou facilita para pedófilos.

    1. Eu quero perguntar pra essa rita, qual a diferença deste “artista” mostrando o pênis na galeria e os homens que mostram o pênis dentro de ônibus e metros da capital Paulista. Explica pra essa garotinha, cuja mãe moderninha, deixou a filha tocar em um homen nu.

    2. Essa senhora tem um filho menor. Deveria levá-lo à exposição e orientá-lo a interagir com o artista. Tocar em qualquer parte do corpo e expor nas redes sociais. Aí eu queria ver 😖😖😖😖😖😖😖😖😖

  2. Parem de ficar atiçando jornalistas, eles pensam de maneira diferente e, podem ter certeza, impoem essa visão sim aos seus filhos (deles). Melhor é abraçar a bandeira do ministro da cultura que propoe classificação indicativa de idade para exposições e museus.

    1. .SE ESSE É O PENSAMENTO DESSES FDPS…….QUE LEVEM ESTA ARTE PORCA..-VIDE O CASO SANTANDER…- PARA SUAS CASAS…ESTA IMPOSIÇÃO ….COM DESCULPA DE LIBERDADE DE EXPRESSÃO .NÃO PASSA…NA VERDADE DE APOLOGIA A IDEOLOGIA DE GÊNERO….QUE VIROU FESTA NO BRASIL……..CANALHAS….COVARDES……….

  3. Depois não me venha reclamar e nem se mostrar indignada se um doido/pedófilo pegar uma criança da família dela, levar para um canto qualquer é pedir que a criança fique bolinando do corpo dele, afinal o corpo nu de um estranho pode ser tocado a qualquer hora, é natural. Depois nos conte o desfecho dessa naturalidade, mas sem dramas viu!

  4. Isso é sério? Sou obrigada a achar que isso é normal? Essa “intervenção artística” prova o quê? O mundo ficou melhor depois disso? Obrigar essa menina a tocar um homem nú é pra quê mesmo?
    Gente, tô perdida!

  5. Pior de tudo são os pseudo-intelectuais falando que a arte é feita pra chocar, e quem não concorda esta praticando discurso de ódio… HIPÓCRITAS

  6. Muitas vezes a pedofilia começa em casa com o consentimento dos pais, dos tios, dos avós. Justificar que a criança estava com a mãe não significa que esse ato é lícito. E permitir atos ilícitos é ser conivente com o crime em questão. Acho que isso nunca foi nem nunca será arte.

  7. Silvio abrasar essa causa ? Você só
    Pode ser um alienado pela mídia que acostuma com tudo quanto é lixo que aparece !
    Essa reporte só pode ser uma pedofilia! Acho muito engraçado esse povo da mídia, eles não regeitam de jeito neim um defender zoifilia , pedofilia , feminismo , homossexualismo! Mas a mídia se contradiz pq ela não sabe de que lado ela está! Pois vem as vacas feministas que dizem lutar contra a cultura do estupro aí a mídia diz não feministas estamos com vocês! As feministas se juntaram ao LGBT que por sinal não acha escandaloso ver uma criança tocar em um homem pelado com o pinto exposto pra essa criança vê! Acho que as feministas que dizem representar as mulheres do BRasil deveria achar isso um absurdo não é mesmo famintas?voces consideram que se um homem mostra o pinto pra uma mulher na rua está desrespeitando ela porque voces dizem que é cultura do estupro ! Porque então suas hipócritas vocês não considera Issa exposição como cultura ao estupro ? A própria mídia que diz está a favor de vocês está só jogando com vocês pois ela está pouco se vagando pra vocês suas bestas !

    1. Está pouco se CAGANDO pra vocês!
      Essas feministas sao tão hipócritas que se juntaram ao LGBT e que defendem coisas que elas lutam contra ! Não da pra entender por isso não me representa são um bando de jumentas

  8. Podem tirar a palavra LIVRE de qualquer coisa que vocês digam representar, por favor!!!!!

    Pode criticar se quiser, a arte é apreciada e criticada por muitos. Os pintores da antiguidade também já foram alvejados em séculos passados por pintar o seio de uma mulher em um quadro e colocá-lo em exposição, depois isso acabou sendo aceito pois é a observação, estudo e retratação do corpo humano. Não sei se sabe, mas até o quadro da Monalisa foi altamente criticado e falado socialmente, pois ela aparece de cabelo solto, o que era inconcebível para uma mulher casada… Elas deviam sempre aparecer com o cabelo preso. Engraçado não é, a arte, mesmo a mais majestosa hoje em dia, no passado, quando feita, também causou reboliço e discórdia… A arte é uma mensagem falada de uma outra maneira, nela não existem as regras sociais de costume, pois elas são, em sua EXTREMA GRANDE MAIORIA, contrapontos e perspectivas diferentes do que estamos acostumados a ver com nossos olhos. Novamente… é engraçado ver tanto conservador, da igreja, querer ir ao Vaticano e percorrer todas aquelas salas com obras históricas, e achar tudo lindo, elegante e nobre…. Mal sabem que lá há obras que foram duramente criticadas pela própria igreja, de artistas considerados hereges… Isso porque tanto faz para a maioria, absorvem o conteúdo visual, trabalham na sua cabeça fechada e sem informação sobre o assunto e conseguem tirar inúmeras conclusões.
    Eu não sou formado em artes, não estudei história da arte, mas tive a sorte de ir a vários museus da Europa, inclusive o Vaticano, e acompanhado de um amigo que é formado em história da arte… Ele me explicou muita coisa passando por diversos quadros, e como todo aquele expressionismos criticados naquela época, se tornaram referência para tantas coisas que exaltamos hoje em dia como belo. A arte de hoje é moderna, contemporânea, pós-moderna… Nem mesmo quem estudou arte, e faz arte, aceita ou gosta de outros estilos… O que dirá então de pessoas que pisam em um museu a cada 10 anos…………………… Pois é………………
    Posso não achar graça nenhuma desta peça apresentada aí na imagem, posso não ver sentido nenhum para mim, mas há quem veja. Esta pessoa é livre para achar isso, como também, a pessoa que está fazendo a mesma. Eu não faria a mesma coisa que esta mãe fez com a filha (sim, é mãe da criança), mas é totalmente perceptível que a criança está ali de uma forma inocente, interagindo com a exposição da mesma forma que a mãe que era espectadora, não sendo forçada a nada e não havendo conotação sexual em momento algum. A conotação sexual é por parte da mente das pessoas que vêem isso dessa forma.

    Nota do museu:
    É importante ressaltar que o Museu tem a prática de sinalizar aos visitantes qualquer tema sensível à restrição de público. Neste sentido, a sala estava devidamente sinalizada sobre o teor da apresentação, incluindo a nudez artística. O trabalho não tem conteúdo erótico e trata-se de uma leitura interpretativa da obra Bicho, de Lygia Clark, artista historicamente reconhecida pelas suas proposições artísticas interativas.
    É importante ressaltar que o material apresentado nas plataformas digitais omite a informação de que a criança que aparece no vídeo estava acompanhada de sua mãe durante a abertura da exposição. Portanto, os esclarecimentos acima denotam que as referências à inadequação da situação são fora de contexto.

  9. PERCEBEMOS QUE TEM ALGUMA coisa ERRADA em nosso PAÍS quando, INSISTEM em empurrar SEXUALIDADE em nossas crianças em vez de Projetos Científicos ou coisa do gênero!
    LAMENTÁVEL…

  10. Isso é a prova clara de um país imoral. A pessoa que acha esse tipo de coisa normal, faça consigo mesmo e com os seus e deixe cada um optar mas expor dessa forma deixa bem aberto também a possibilidade de quem for contra se expor da forma que quiser e daí começa o confronto. Quem pede chuva tem de saber lidar com a lama.

  11. Vejamos pelo lado positivo. As crianças ainda não estão sendo “obrigadas” a enfiar do dedo no c… do homem como se viu no “Macaquinhos”. Mas se deixar, esse será o próximo capítulo dessa agenda Gramscista.

  12. Indignante, pedófilos, maníacos , malditos estão fazendo o trabalho do diabo , aliciando crianças a fazer algo que além de roubar a inocência e ingenuidade das mesmas, é algo que não lhes acrescentam em nada, raça de demônios !
    Se uma mulher é simplesmente beijada sem consentimento é estupro, e isso aí o que é? Além de estupro de vulnerável !
    Ou seja, isso é crime ediondo segundo nossa lei brasileira Art.217-A Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos: Pena-reclusão , de 8 a 15 anos.
    Muito lindo no papel, mas, onde se aplica mesmo !?

  13. Nojo, ódio o pior sentimento que uma pessoa possa sentir por esses filhos de uma puta bando de corjas sem moral. Como a justiça pode deixar isso acontecer.MEUS DEUS O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O BRASIL.

  14. O que está acontecendo??? As pessoas estão,ficando sem noção das coisas!! E essa mãe que permitiu expor uma criança a fazer isso. Que falta de respeito com a menina….

  15. O pior é saber que tantas pessoas permitem que este absurdo aconteça, estou indignada pensando o que se passou na cabecinha destas criancas

  16. Isso não é arte bosta nenhuma ! Isso é pura falta de talento, de dom artístico , de noção de respeito ao próximo e de falta de vergonha na cara ! “Isso” é falta de arrumar um emprego de verdade que seja útil para a comunidade e puro oportunismo em meter a mão na grana dos contribuintes. Se como eles dizem que “arte serve para provocar o pensamento humano ” então concordo. Estão provocando os humanos decentes e tomara que também a ira dos Deuses !

  17. Se o Brasil fosse um país sério dos os organizadores envolvidos nesta orgia estaria presos e condenados por pedofilia.

    País lixo , fazendo isso com crianças.

  18. Gente! A palhaçada tá montada,mais o que me deixa muito indignada é este tipinho de pais que permitem que seus filhos passem por isso,nos dias de hoje cuidando já é difícil,aí instigam a criança a fazer uma coisa que percebe-se,a contragosto,e depois? E se algum dia acontecer de alguem pedir pra essa criança o tocar realmente com outras intenções?Ela vai simplesmente achar que é normal , pois outro dia ela já fez isso e os pais simplesmente acharam “bonito”.

  19. Os filmes, quando vamos ao cinema, na televisão ou teatro, há a faixa etária de quem pode assistir. Não entendo como foi permitido não condirerar a faixa etária para um evento de pseudo arte.
    Este projeto custou a Lei Rouanet a apresentação da cena de pedofilia no Museu de Arte Moderna de São Paulo R$937.552,20 aos cofres públicos. Estamos no fundo do poço. Triste realidade. Arte não é isso. Arte não é isso. Arte não é isso. Isso é uma agressão a todos os artistas que ralam trabalhando dignamente para ter o seu trabalho reconhecido.

  20. Mas tempos atras Rita Lisauskas levantava a bandeira contra a erotização infantil, inclusive criticando musica de Anitta ser tocada em festas de crianças. ja vendeu a alma?
    coerência nenhuma

  21. Onde isso ai é arte hein??? pedofelia é la na casa do cara*** se isso é arte
    o redtube é oque agora hein?? Um museu???
    Vamo para com esse negocio ai que ja ta feio porr…
    Olha o cara ali esbranjando a rola de fora :v

Deixe uma resposta