Curador responsável pela exposição, amigo de Maria do Rosário, viaja: “MBL vai fechar exposições e decidir que livros podemos ler?”

O curador da exposição “Queermuseu — Cartografias da diferença na arte brasileira”, Gaudêncio Fidelis, se diz alarmado após o cancelamento da mostra, no último domingo. O Santander Cultural, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, anunciou o cancelamento da exposição após protestos na instituição e nas redes sociais contra o conteúdo da exibição.

Não é uma exposição controversa. A mostra apenas foi “descoberta” pelo Movimento Brasil Livre (MBL), que decidiu fazer uma cruzada contra a exposição. Em dois dias e meio de constantes ataques, a exibição foi fechada sumariamente, cunhada na decisão do que o MBL e outros grupos de extrema-direita e reacionários que se juntaram a ele decidiram o que pode e não pode ser visto — disse.

As pinturas da exposição mais compartilhadas nas redes mostram a imagem de um Jesus Cristo com vários braços segurando coisas inimagináveis, crianças com as inscrições “Criança viada travesti da lambada” e “Criança viada deusa das águas” estampadas, além do desenho de pessoas tendo relação sexual com um animal e com um homem negro.

“Eles criaram uma narrativa oral e visual inventada do que é a exposição. É um precedente gravíssimo para o futuro. A pergunta que fica é: o MBL vai fechar outras exposições, decidir que livros a gente pode ler, que música nós vamos ouvir?”, afirmou Gaudêncio, que nas redes sociais aparece ao lado da deputada petista Maria do Rosário, em sua festa de aniversário.

Veja imagens supostamente artísticas expostas na mostra:

Uma das peças expostas

Uma das obras criticadas da exposição no RS

Uma das gravuras da

 

Anúncios

2 comentários sobre “Curador responsável pela exposição, amigo de Maria do Rosário, viaja: “MBL vai fechar exposições e decidir que livros podemos ler?”

  1. O QUE VOCÊ ESPERAVA DE: GAUDÊNCIO FUDELIS, AMIGO DE MARIA DO ROSARIO, AMIGA DO CHAMPINHA, DEFENSORA DE ESTUPRADORES! ESTUPRO, PEDOFILIA ZOOFILIA VIRA ARTE!

Deixe uma resposta