Veja cai de cabeça na campanha pró-censura e ataca JornaLivre por desmascarar mentiras da CBN (Globo) contra Doria

por Roger Scar

Neste fim de semana, a revista Veja publicou uma matéria na qual nos atacou chamando de “gangue digital” de João Doria. A matéria foi motivada não por nossos erros, mas pelo nosso excelente trabalho em desmascarar uma mentira grosseira contada pela CBN e, especificamente, pela pseudo-jornalista Camilo Olivo, militante petista.

Na semana retrasada a CBN divulgou a falsa informação de que funcionários da gestão Doria teriam acordado moradores de rua com jatos d’água. Utilizando uma manchete sensacionalista e totalmente distante dos fatos, a jornalista simplesmente deixou o público tirar conclusões a partir de uma farsa. O que nós fizemos? Desmascaramos a mentira e contamos a verdade, simples assim. As matérias a respeito do caso podem ser vistas aqui, aqui e aqui.

Por desmascararmos uma mentira, fomos atacados por blogs esquerdistas e até mesmo por liberais suspeitos cuja trajetória se aproxima e muito da extrema-esquerda. Contudo, ninguém teve a capacidade de apontar nosso erro neste caso. Restou apenas acusações infundadas como a de que nós teríamos “perseguido” a jornalista, o que simplesmente não aconteceu.

Para se ter uma ideia, a matéria da Veja neste fim de semana beira ao mais completo absurdo em termos de narrativa, porque nada do que foi dito nela condiz minimamente com os fatos. Aparentemente os grandes veículos de comunicação estão mais incomodados com o desmascaramento de uma mentira do que com a mentira em si. Será que eles estão preocupados em serem os próximos, já que adoram mentir tanto assim?

Este slideshow necessita de JavaScript.

Entre as acusações, como a de que a jornalista foi “hostilizada nas redes”, está a de que seus tuítes foram “vasculhados”. O que cabe aqui é questionar: Se uma pessoa publica em sua conta no Twitter ou Facebook as informações, e se as mantém lá para o público, isso não significa que ela queria que as pessoas soubessem disso? Se não quisesse, não teria publicado, mas manteria tais informações escondidas.

A verdade, aliás, é que nem fomos nós os responsáveis por descobrir tais informações. Recebemos o conteúdo de uma fonte não ligada ao site, esta fonte preferiu ficar anônima. O nosso trabalho se limitou a confirmar se as informações eram verídicas e, após constatarmos que eram, decidimos publicá-las. Seja como for, não vamos pedir desculpas por desmascarar uma mentirosa, tampouco por expor fatos que ela mesma publicou a seu respeito que comprometem seu trabalho supostamente jornalístico.

Em nosso editorial, no início da semana, deixamos bastante claro que não estamos aqui para brincar. Deste modo, cabe repetir o que já dissemos antes:

Camila Oliva publicou informações falsas e pagou um preço por isso. Se ela foi de fato ameaçada ou coagida por alguém, que os responsáveis por tais atos sejam punidos, mas isso não é de nossa responsabilidade. O que fizemos foi dar uma informação ao público e expor algo que estava escondido.

E também:

A principal finalidade do trabalho do Jornalivre é expor a realidade e, acima de tudo, defender a liberdade de expressão. Não seremos intimidados por figuras que querem nos calar apenas por dizermos a verdade. Já tentaram isso antes e vão tentar novamente, mas o trabalho continua.

Ou seja, a mídia pode espernear o quanto quiser. Vão ter que fazer muito mais do que isso para silenciar a verdade. E se continuarem mentindo, continuarão a serem expostos.

Anúncios

19 comentários sobre “Veja cai de cabeça na campanha pró-censura e ataca JornaLivre por desmascarar mentiras da CBN (Globo) contra Doria

  1. A gente tem até que rir (de raiva!). Quem são essa VEJA e/ou a “Grobo” & seus veículos na ordem das coisas, para se meterem a falar de manipulação e de desinformação? Botem para F_ em cima desses vagabundos.

  2. 1) Parabéns ao Roger Scar do Jornalivre. Se alguns da mídia tradicional atacam este site de notícias críticas, é porque ele incomoda muita gente.
    Deixou de ser um site “cult” para ser uma importante opção informativa que desafia o jornalismo “mainstream”, e destinado àqueles que não aceitam incondicionalmente qualquer coisa escrita – especialmente a agenda boboca da “left wing media”, como a “Folha de São Paulo”.
    A responsabilidade do site aumentará, proporcionalmente ao número de futuros leitores visitantes.
    2) O trio chupetinha – Lindobérgui e donas Gleisi e Vanessa – vasculhou o Facebook do procurador Júlio Marcelo de Oliveira, antes do depoimento que ele prestou no Senado sobre os decretos de créditos suplementares da dona Dilma.
    Portanto, os bolivarianos patrulham e investigam os inimigos, sim senhor, e não adianta os vermelhos chorarem e subirem na mesa quando fazem o mesmo com eles.
    Quem não quiser passar vergonha, não escreva asneiras nos posts que envia às redes sociais.
    3) A rádio CBN entrou de vez no projeto “Lula 2018” ou “Marina Silva 2018”, portanto atacará o prefeito Dória e o governador Geraldo, ambos do PSDB.
    Até aí, é opção dos militantes dessa empresa.
    Mas jornalista tem o direito de mentir intencionalmente? Não sofre nenhum tipo de advertência, sanção ou processo criminal quando mente?
    Pelo visto, o triste “Caso da Escola Base da Aclimação”, que todos os profissionais do jornalismo sempre mencionam, não serviu para nada.

  3. Comentar o que sobre esta jornalista. O que importa é que a verdade apareceu e quem passou por mentirosa e fofoqueira foi ela que caiu em descrédito até no meio onde atua.

  4. Roger Scar ! Eu moro nos EEUU há muitos anos , mas o meu coração também está com o meu querido País , tenho acompanhado o dia a dia da Política , Economia e tudo oque envolve a situação desta linda Nação ! E todo esse acompanhamento faço através de suas publicações …
    Entretanto quando eu faço algum comentário , sinto que escrevo para as paredes , sinto um vazio profundo de socialização , e ou , interação com opiniões de outras pessoas , que também comentan , e também sinto ignorado por suas opiniões , sobre oque comentamos ..
    Seria interessante , haver uma integração mais profunda , entre esse meio de comunicação , e com as pessoas que participam fazendo seus comentários…
    Fica aqui a DICA ..!!!!
    Have a nice day ..!!!!

    1. No Facebook a integração é maior , te aconselho a tentar por lá Noel , há várias paginas boas no face, “QUEBRANDO A ESQUERDA, SOCIALISTA DE IPHONE, CANETA DESESQUERDITIZADORA, MOVIMENTO BRASIL LIVRE” entre outras

  5. O fato que vocês dizem não ter ocorrido ocorreu sim. Um conhecido meu trabalha em frente ao municipal e ao chegar ao trabalho viu os funcionários jogando água no chão há 30cm dos moradores de rua. Frio de 7 graus. Segundo ele várias pessoas protestaram e os funcionários mandaram reclamar com o papa e depois com o prefeito, nessa ordem!!

  6. E se fosse verdade essa perseguição virtual, então, o que dizer dos militantes petistas com seus perfis falsos? Eles se perdem quando são usadas as mesmas armas contra eles.

  7. Estou com vocês sempre! A verdade tem que ser dita, desmascarada e escancarada, principalmente nesse momento político e podre em que vivemos atualmente em Nosso País Verde e Amarelo… Continuarei compartilhando suas matérias, além de serem sérias se baseiam na verdade, doa a quem doer! Parabéns!!!!

  8. Que ironia em MBL! Vocês defendem tanto a liberdade de expressão para agora levarem um chute no traseiro das instituições que vocês querem que se expressem.

  9. O BOLSONARO e DÓRIA que se cuidam, assim as mídias e imprensas perceberem que vocês são conservadores e terão maiores chances de ganharem em 2018, vão serem sacos de pancadas dos Esquerdopatas e Comunistas.
    Sinceramente se vocês querem um Brasil como a Venezuela e Cuba, votem no PT, REDE, PCdoB, PSOL, PSB e PDT), os comunas agradecem.
    Sou mais BOLSONARO PRESIDENTE EM 2018,
    para colocar ORDEM E PROGRESSO NO PAÍS.

Deixe uma resposta