Até biógrafo (e apoiador) de Lula sugere que ele deve desistir da candidatura em 2018

Segundo a BBC Brasil, o acadêmico britânico Richard Bourne, autor do livro Lula of Brazil: The story so far (“Lula do Brasil: a história até agora”, em tradução livre), está bem desanimado diante da primeira condenação do líder petista no âmbito da operação Lava Jato.

“Com uma personalidade dominante, sempre há o perigo de se cercar apenas de pessoas que digam sim. Acho que, no início do PT, havia vozes diferentes e pessoas que desafiavam Lula. Acho que, quando ele se tornou presidente, isso se tornou um problema. Talvez não tenha havido pessoas suficientes dizendo: ‘Lula, você está cometendo um erro, precisa ir numa direção completamente diferente’.”

Diante da situação de Lula, cada vez mais complicada, ele comenta: “Lula certamente é alguém vaidoso e isso piorou com o passar do tempo. Uma das piores coisas da morte de Marisa é que não há mais uma pessoa para desinflar um pouco essa vaidade e mostrar a ele o que ele deveria estar fazendo”, reflete Bourne, que completa: “Ele deveria ter pensado melhor em outras maneiras de usar seu capital político em favor do país (após deixar o poder).”

Bourne ainda é simpático ao petista e diz não acreditar que Lula é o chefe do esquema.

O autor comenta a razão para Lula ainda achar que é o rei da cocada: “Acho que em determinado momento ele pode ter se sentido invulnerável porque, não só no partido como no mundo, ele era tão forte. Ele tinha viajado o mundo e o Brasil, tinha sobrevivido a diversas derrotas eleitorais […] Acho que ele sentiu que conseguiria manipular a situação e lidar com o sistema político brasileiro. É uma pena. Ele poderia ter feito muito mais para melhorar a natureza pouco representativa do Congresso.”

Por fim, ele diz que a candidatura de Lula em 2018 seria “um erro para ele e para o país”, mas acredita que, se concorrer, ainda pode ser eleito, mesmo após o abalo que as acusações da Lava Jato causou em sua imagem.

Anúncios

Um comentário sobre “Até biógrafo (e apoiador) de Lula sugere que ele deve desistir da candidatura em 2018

  1. Me engana que eu gosto. Faltou vozes discordantes? E ele alguma vez deu atenção a vozes no sentido contrário? Quando seu ego o permitiu? Náo! Ele é bandido congênito, desde o início de sua vida! Nasceu, cresceu e viveu bandico!!!!

Deixe uma resposta