Bresser adota narrativa da Globo e diz que Moro está errado em condenar Lula, pois Temer e PMDB seriam “os chefes”

Luiz Carlos Bresser-Pereira – ex-ministro da Fazenda dos tempos do fracasso do governo Sarney – decidiu atacar o juiz Sérgio Moro, dizendo que o juiz “não tinha alternativa senão condenar Lula”.

Bresser-Pereira faz a narrativa de que “o crime não existia, já que o ex-presidente não comprara nem tomara posse do famoso tríplex”, embora o crime de ocultação era exatamente esse: adquirir um imóvel tem tomar posse oficial a fim de recebimento de propina.

Segundo o ex-ministro, tudo “Moro como líder da operação Lava Jato, e os procuradores da força tarefa de Curitiba adotaram conjuntamente uma estratégia política quando iniciaram essa operação.Para obter o apoio da mídia e das elites econômicas, eles decidiram centrar fogo em Lula e no PT”. O problema é que essa narrativa não se sustenta pelo fato de estarem na cadeia políticos de vários partidos e, nesse sentido, o PT tem sido privilegiado na Justiça.

É aqui que Bresser-Pereira faz a tese da Globo: ” estratégia deu certo inicialmente, porque o PT realmente se financiara recebendo propinas.Mas, passado mais de um ano, a estratégia começou a se desmoralizar, especificamente no momento em que a força tarefa declarou ser Lula o líder de uma quadrilha e usou uma apresentação em Power Point para ‘comprovar’ tal afirmação.Mais recentemente, a estratégia se esvaziou definitivamente, porque ficou claro que os outros partidos, especialmente o PMDB, e vários dos principais líderes desse partido e do PSDB estavam ainda mais envolvidos na corrupção do que os líderes do PT. Se havia uma quadrilha, ela estava no PMDB e no Planalto. Ao mesmo tempo, se tornou evidente que Lula não se envolvera pessoalmente na corrupção. Mas Moro não podia ‘trair’ seus companheiros, e condenou Lula. Ao fazê-lo, envergonhou a Justiça brasileira.”

Em resumo, Bresser-Pereira diz que se há quadrilha está no PMDB e no Planalto, mas jamais no PT. Esta é a narrativa adotada por Joesley Batista há cerca de 3 ou 4 semanas. Não colou muito na época e tende não colar agora, uma vez que a maioria absoluta do povo já reconhece Lula como o chefe do esquema.

Anúncios

Um comentário sobre “Bresser adota narrativa da Globo e diz que Moro está errado em condenar Lula, pois Temer e PMDB seriam “os chefes”

Deixe uma resposta