PT diz que fará protesto se Moro condenar Lula, mas no fundo festejarão

O Estadão divulga que o PT está se preparando para “dar a resposta adequada para qualquer sentença que não seja absolvição completa e irrestrita” de Lula.

O jornal diz: “Três anos atrás, em campanha para reconduzir Dilma Rousseff à Presidência da República, o PT precisava posar de paladino da moralidade, apesar de já estar evidente que se investigava a corrupção em seus governos. Com a reeleição de Dilma e seus primeiros correligionários colocados atrás das grades, o PT sentiu-se, mais do que à vontade, na obrigação de partir para cima da Lava Jato.Entrou então em pauta o discurso de que a Operação Lava Jato era um instrumento por meio do qual a ‘elite’ pretendia calar o PT para entregar o Brasil, a começar pela Petrobrás, aos ‘interesses do capital internacional’.”

A matéria segue: “Com o tempo as investigações passaram a atingir também velhos aliados dos petistas, como o PMDB, e até seu pior inimigo, o PSDB. Mas o discurso anti-Lava Jato não mudou.Sem abandonar o argumento de que eram ‘vítimas’ de perseguição política, os petistas embarcaram na onda nacional de protestos contra os excessos que passaram a ser praticados por alguns agentes da operação. A grande diferença, porém, é que, enquanto os verdadeiros democratas continuam apoiando firmemente a Lava Jato e lutando para mantê-la rigorosamente dentro da lei, o PT quer acabar com as investigações de corrupção e ditar as decisões da Justiça: para os companheiros, impunidade; para os inimigos, cadeia.”

O detalhe é que no fundo os petistas só teriam a temer a prisão preventiva de Lula, mas ao que parece isso é difícil. Neste caso, uma condenação manteria Lula livre até uma sentença em segunda instância do TRF-4, que pode absolvê-lo. E isso só ocorreria no prazo de um ano, no mínimo. Em todo esse período, Lula estará solto para fazer campanha e ainda apelar à carta do vitimismo persecutório. Em resumo, uma condenação de Lula que não venha acompanhada de sua prisão deve ser motivo de celebração para o partido. Eles talvez fingirão protestos, mas estarão apenas celebrando.

 

Anúncios

Um comentário sobre “PT diz que fará protesto se Moro condenar Lula, mas no fundo festejarão

Deixe uma resposta