Por que Joesley entregou esquemas dos inimigos do PT e não trouxe nada contra aqueles que realmente o enriqueceram?

por Roger Scar

Desde que estouraram os escândalos envolvendo a JBS, Michel Temer, Aécio Neves e outros aliados do Planalto uma coisa não me sai da cabeça: Quando Joesley vai entregar as provas que incriminam Lula, Dilma, Guido Mantega e outros políticos que o ajudaram a enriquecer?

A resposta é óbvia: ele simplesmente não vai.

Joesley está em situação vantajosa do ponto de vista jurídico. Foi absolvido de todos os seus crimes, pelos quais é réu confesso, e não passará um dia sequer na cadeia. Tudo isso graças ao acordo ultra benevolente fechado com a Procuradoria Geral da República, sob a tutela de Rodrigo Janot e sem o crivo do Supremo e nem mesmo da Polícia Federal. Sendo assim, ele não tem nada a ganhar entregando as mãos que o alimentaram. Por que entregaria, se simplesmente não precisa fazer isso?

O fato é que há um mistério muito grande envolvendo este caso. Joesley foi extremamente eficaz em colher provas contra Michel Temer, Aécio Neves e outras figuras do alto escalão do governo, mas todos eles inimigos do PT. No entanto, quando solicitadas as provas que incriminam Lula e Dilma, ele pediu prazo. Prazo para quê? Os casos ocorreram há anos, quando os petistas ainda estavam no poder. De quanto tempo ele precisa para reunir provas que já tem?

É estranho.

Também é estranha a postura da PGR. A gravação da conversa entre Temer e Joesley pode até ser comprometedora, mas ainda é fraca como evidência jurídica. Já aquela famigerada conversa entre Lula e Dilma, ocorrida em março do ano passado quando a então presidente ia indicar Lula para a Casa Civil, era deveras incriminatória. Aliás, era uma prova lícita, pois foi colhida mediante grampo da Polícia Federal com autorização judicial. No entanto, esta prova foi anulada pelo então ministro Teori Zavascki.

Na ocasião, Rodrigo Janot sequer apresentou denúncia contra a presidente. É esquisito, pois a conversa entre Lula e Dilma era bastante clara. Tratava-se, sem nenhuma sombra de dúvida, de um caso de obstrução da Justiça. A então presidente estava disposta a usar seu poder como chefe-de-estado para proteger um colega do partido, dando a ele foro privilegiado. Quer algo mais grave do que isso? Janot, aparentemente, não ligou muito.

É novamente estranho o fato de que o sucessor escolhido por Janot para ocupar sua vaga seja Nicolao Dino, irmão do governador comunista Flávio Dino, que por sua vez é crítico da Lava-Jato e comparou Sérgio Moro a Hitler.

A JBS ganhou bilhões durante os governos de Lula e Dilma. Os acordos entre Joesley e o PT foram bilionários e ocorreram ao longo de muitos anos. Como “punição”, o acordo de leniência exige que a empresa tenha que ressarcir os cofres públicos com um prazo de 15 anos, o que nem mesmo fará cócegas dadas as dimensões comerciais do grupo.

Tudo isso, quando somado, nos leva outra vez para a mesma questão levantada no início deste artigo: Quando Joesley vai entregar as provas que incriminam Lula, Dilma, Guido Mantega e outros políticos que o ajudaram a enriquecer?

A resposta é óbvia: ele simplesmente não vai.

Anúncios

6 comentários sobre “Por que Joesley entregou esquemas dos inimigos do PT e não trouxe nada contra aqueles que realmente o enriqueceram?

  1. Nós estamos sem rumo, só ficamos sabendo de coisas que no futuro não é nada bom . Precisamos urgente das forças armadas,e sem pena nem uma. Avante Brasil esqueça o que falaram no passado .

  2. Êle não vai entrgar nunca porque Lula é o patrão dele e lulinha seu sócio. Simples assim. Como um açougueiro conseguiria entrar no BNDS tão fácil, fazer amizade com Mantega e em dez anos , nos roubar tanto, que acabou se tornando um bilionário. Por que será que Janot e Faquim liberaram os irmãos com tanta facilidade, deixando que êles levassem tudo . Aí tem , ou eu sou retarada?

  3. 👋🏿🇧🇷🦅 A imoralidade,mentiras, corrupções abrange toda área politica e seus aliados… Nada irá acontecer para todos politicos. A SOLUÇÃO É O APLICATIVO DO ARTIGO 142 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL ❤️🇧🇷❤️

  4. “Vem vamos embora q esperar não é saber…quem sabe faz a hora não espera acontecer”… Só q agora não dá…não tem passaporte….rsrs

Deixe uma resposta