MPF pede retratação do SBT por “abuso de liberdade de expressão” quando Rachel Sheherazade falou sobre o bandido linchado

Informação do site oficial do MPF

A Procuradoria Regional da República da 3ª Região (PRR3) defendeu a condenação da rede de televisão SBT por veicular no telejornal SBT Brasil comentários em defesa da ação de um grupo de pessoas que agrediu a pauladas um suposto infrator de 15 anos e o prendeu nu, com uma tranca de bicicleta no pescoço, a um poste na Zona Sul do Rio de Janeiro. Os comentários foram feitos pela apresentadora Rachel Sheherazade em 2014.

No telejornal, a jornalista disse que a ficha do adolescente “está mais suja do que pau de galinheiro”. E defendeu a ação do grupo: “O contra-ataque aos bandidos é o que eu chamo de legítima defesa coletiva de uma sociedade sem Estado contra um estado de violência sem limite”.

Em apelação a ser julgada pelo Tribunal Regional Federal (TRF3), o procurador regional da República Walter Claudius Rothenburg contesta sentença da primeira instância que julgou improcedente a ação civil pública ajuizada em setembro de 2014 pelo Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC).

“A ação civil pública foi proposta pelo MPF com o objetivo de salvaguardar a integridade física e psíquica de um adolescente vítima de violência, assim como de proteger o público em geral de mensagens que incitam a violência em um contexto social tão fortemente marcado pelo desrespeito aos direitos fundamentais”, explica Rothenburg.

Nota do Jornalivre

É por si só lamentável que o sistema judiciário esteja realmente gastando nossos recursos para julgar um caso como este. A jornalista não cometeu crime algum, tampouco a emissora. O que ocorreu foi apenas o exercício da liberdade de expressão, ela deu sua opinião sobre o caso.

Além disso, há uma clara tentativa de intimidação contra a liberdade de imprensa, e justamente contra uma jornalista que ousou sair do padrão “mídia chapa branca” em uma época na qual os jornalistas vinham fazendo papel de propagandistas do governo e das elites. Está evidente que o objetivo é a retaliação, pura e simples.

Anúncios

8 comentários sobre “MPF pede retratação do SBT por “abuso de liberdade de expressão” quando Rachel Sheherazade falou sobre o bandido linchado

  1. Por mais que nossos ânimos estejam exaltados em relação aos vagabundos. Existem leis e órgãos aguardando apenas um vacilo nosso, temos que vigiar nas palavras e manifestações.

    1. Então é necessário deixar bem claro que não vivemos mais uma democracia. Estamos vivendo um regime comunista que só falta ser reconhecido pelos governantes deste pais.

  2. A ação civil pública foi proposta pelo MPF com o objetivo de salvaguardar a integridade física e psíquica de um adolescente vítima de violência, assim como de proteger o público em geral de mensagens que incitam a violência em um contexto social tão fortemente marcado pelo desrespeito aos direitos fundamentais

    sim, mas e quanto a dePUTAda Maria do Rosário? Que disse estar errado o policial que reagiu e matou 3 bandidos? que seria melhor apenas o policial morrer pq menos famílias iriam chorar? não é uma afirmação destruidora para a integridade psíquica de toda a população refém da bandidagem?

  3. Parabens a Rachel pelo seu comentario.. O nosso pais esta abandonado… Sem segurança e educação e saude o povo vai começar a agir com as proprias a esses vagabundos que fazem o que quer. Se o governo gosta de defender bandido é porque no governo são muito mais bandidos que os bandidos. Neste pais não da mais pra andar em paz nas ruas o medo tomou conta. Se o stf nao faz merda nenhuma o povo faz. Justiça e morte aos bandidos.

  4. É absolutamente impressionte a seletividade e a ambiguidade de nosso sistema judiciário que a cada dia se encontra mais desacreditado. Presidentes da CUT, MTST, professor universitário da UFRJ e mais recentemente a deputada petista Benedita da Silva deram gravíssimas declarações estimulando atos de violência de seus abestados seguidores sem que os poderosos homens da capa preta dessem uma palavra sequer. É realmente preocupante o aparelhamento ideológico de nossas instituições.

  5. Gente, o presidente da república está sendo acusado por corrupção, obstrução da justiça e organização criminosa, ex governador preso do RJ, primeira dama ficou um tempo no baléu, garotinho e Rosinha podem ficar na mesma situação. Quem sabe o meliante será o novo presidente da república está em formação política inicial aprendendo a função.

Deixe uma resposta