URGENTE: Marcos Valério diz ter provas que ligam Lula ao assassinato de Celso Daniel

Por Francine Galbier

Eis que o caso Celso Daniel retorna.

A Veja divulgou no sábado (3) uma suposta conversa entre Marcos Valério – publicitário condenado no caso Mensalão e preso desde 2011 – e a deputada Mara Gabrilli do PSDB-SP.  Eles se falaram em outubro do ano passado no presídio onde Valério está preso. Um dos assuntos teria sido o envolvimento do ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva no assassinato do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel.

Marcos Valério prestou depoimento ao Ministério Público Federal em setembro de 2012 e revelou que em 2004 havia sido informado por Silvio José Pereira, secretário-geral do PT na época, que Lula estava sofrendo chantagem. Contou que o empresário Ronan Maria Pinto estava pedindo a quantia de 6 milhões de reais para não divulgar informações que ligavam Lula, José Dirceu e o então assessor Gilberto Carvalho, ao caso.

Agora Valério diz querer esclarecer todos os detalhes que sabe e afirma ter provas de que essa chantagem existiu. Diz estar negociando acordo de delação com três promotores do estado de Minas Gerais e com dois procuradores da República, e que quer depor somente à Polícia Federal.

A deputada Mara Gabrilis colheu um longo depoimento do publicitário e tem interesse especial no caso.  É filha de um empresário que foi extorquido pelos quadrilheiros que estavam na Prefeitura de Santo André na época, e, para ela, Marcos Valério pode ajudar a desvendar os crimes do caso.

O advogado de Ronan afirma que o empresário jamais cometeu chantagem e a assessoria do ex-presidente Lula não se manifestou.

Relembre o caso Celso Daniel

Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André, foi um dos personagens mais carismáticos do Partido dos Trabalhadores, tanto que poderia ser um sucessor de Lula. Em uma época em que o PT se colocava como o grande defensor da ética, correu a conversa de que Celso Daniel pretendia entregar a Lula e a Polícia Federal um dossiê que mostrava que o Partido dos Trabalhadores estava envolvido com o crime organizado.

Pouco tempo depois, em 18 de janeiro de 2002, foi sequestrado enquanto saía de um restaurante na cidade de São Paulo, junto com Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, seu segurança particular que foi acusado de ser quem encomendou o assassinato. O corpo do ex-prefeito foi encontrado dois dias depois no município de Juquitiba, Região Metropolitana de São Paulo.

A investigação do caso ficou marcada por incoerências, falhas de narrativa e erros questionados até hoje, reforçados por mortes suspeitas de outros envolvidos no caso.

Dionísio Aquino Severo

Dionísio era o líder da quadrilha da Favela do Pantanal, e foi resgatado de dentro do Presídio Parada Neto em Guarulhos (SP) dois dias antes do sequestro de Celso Daniel do qual participou.

Foi preso três meses depois do crime e afirmou para a polícia que tinha revelações para fazer. Foi encontrado morto antes de prestar depoimento. Depois foi revelado, por um dos presos que havia fugido com ele do Presídio de Parada Neto, que Dionísio foi resgatado para cumprir uma tarefa de queima de arquivo de um peixe grande, e que o mandante teria sido Sombra, o segurança do ex-prefeito.

Sombra faleceu em decorrência de câncer no início de 2016.

Carlos Delmonte Printes

Printes era o médico legista responsável por emitir o laudo que afirmava que Celso Daniel havia sido morto no dia 19 de janeiro, o laudo também identificava em seu corpo sinais de tortura e de embalsamento.

O médico foi encontrado morto em seu escritório em outubro de 2005. A Polícia Civil concluiu que a causa foi suicídio por ingestão de medicamentos que interromperam sua respiração.

Sérgio ‘Orelha’

Foi quem escondeu o fugitivo Dionísio. Foi assassinato a tiros em novembro de 2002.

Otávio Mercier 

Mercier era o investigador da Polícia Federal que estava procurando Dionísio após sua fuga. Teria conversado com o criminoso às vésperas do sequestro do ex-prefeito. O investigador foi encontrado morto a tiros em sua casa.

Antonio Palácio de Oliveira

O garçom que atendeu Celso Daniel e Sombra, em uma churrascaria, na noite do sequestro, foi perseguido no trânsito por dois homens e morreu ao chocar sua moto contra um poste.

Paulo Henrique Brito 

Foi quem testemunhou o acidente do garçom e foi morto 20 dias depois.

Iran Moraes Redua 

Iran era um agente funerário e reconheceu o corpo de Celso Daniel em Juquitiba, numa estrada de terra na Região Metropolitana de São Paulo. Foi morto a tiros em novembro de 2004.

Mesmo com todos seus desdobramentos e acontecimentos suspeitos, o Partido dos Trabalhadores conseguiu o encerramento das investigações apenas dois meses depois do assassinato de Celso Daniel, mas o caso parece não querer ser enterrado.

Cada vez mais o nome Celso Daniel ressurge para terror dos petistas.

 

Anúncios

11 comentários sobre “URGENTE: Marcos Valério diz ter provas que ligam Lula ao assassinato de Celso Daniel

    1. É possível.Sabemos que os bandidos é que conhecem muito bem o que acontece com a corja a que se cumpliciam,nos bandos.São os melhores delatores porque testemunharam os crimes ou seu planejamento!

  1. Estou estupefata , com toda essas notícias , então o PT não é um partido político,e uma marfia,e o ex-presidente,o poderoso chefão. O nosso país precisa de socorro urgente!!

  2. Tá mais que na hora de ser esclarecido esses assassinatos. São muitas mortes sem explicações.
    Que absurdo assassinos soltos quando deveriam estar presos.

  3. Será que este cidadão foi mesmo gerado como um ser humano? ou uma besta, destituído de qualquer sentimento? será que dentro dele existe algum componente que faz dele aparentar uma pessoa ou um dinossauro? Não é possível que dentro de um ser humano exista tanta maldade, tanta ganância, tanta insensatez, quando ele morrer ele precisa voltar para o estado de ovas humanas, para começar novamente a desenvolver-se para o estado humano!!!!!!!!!!

  4. Esta aí um caso em que os sinais são muito fortes ao indicarem diversas situações e mortes extremamente suspeitas e que precisam ser apurados para o devido esclarecimento e a punição dos criminosos!!!!

Deixe uma resposta