URGENTE: Perito diz que áudio de Joesley sofreu 50 edições. Vixe…

A Folha contratou uma perícia que concluiu que a gravação da conversa entre o empresário Joesley Batista e o presidente Michel Temer sofreu mais de 50 edições. O laudo foi feito por Ricardo Caires dos Santos, perito judicial pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Ele informa que o áudio divulgado pela Procuradoria-Geral da República tem indícios claros de manipulação, mas “não dá para falar com que propósito”. Diz ainda que a gravação divulgada tem “vícios, processualmente falando”, o que a invalidaria como prova jurídica.

“É como um documento impresso que tem uma rasura ou uma parte adulterada. O conjunto pode até fazer sentido, mas ele facilmente seria rejeitado como prova”, disse Santos.

A Procuradoria disse ao jornal que a gravação divulgada é “exatamente a entregue pelo colaborador e sua autenticidade poderá ser verificada no processo”.

“Foi feita uma avaliação técnica da gravação que concluiu que o áudio revela uma conversa lógica e coerente”, declarou a Procuradoria na noite desta sexta (19).

A gravação não passou pela Polícia Federal, que só entrou no caso no dia 10 de abril. O áudio, feito pelo empresário na noite de 7 de março, foi entregue diretamente à PGR e é anterior à fase das ações controladas.

Num dos trechos editados, o empresário pergunta ao peemedebista sobre sua relação naquele momento com o ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso pela Lava Jato. As duas respostas de Temer sofreram cortes.

O trecho na gravação divulgada permite o seguinte entendimento:

“Tá.. Ele veio [corte] tá esperando [corte] dar ouvido à defesa.. O Moro indeferiu 21 perguntas dele… que não tem nada a ver com a defesa dele”

“Era pra me trucar, eu não fiz nada [corte]… No Supremo Tribunal totalidade só um ou dois [corte]… aí, rapaz mas temos [corte] 11 ministros”

Em depoimento posterior à PGR, Joesley afirmou que nesse momento o presidente dizia ter influência sobre ministros do STF.

“Ele me fez um comentário curioso que foi o seguinte: ‘Eduardo quer que eu ajude ele no Supremo, poxa. Eu posso ajudar com um ou dois, com 11 não dá’. Também fiquei calado, ouvindo. Não sei como o presidente poderia ajudá-lo”, afirmou.

Em outro trecho cortado, o empresário, enquanto explica a Temer que “deu conta” de um juiz, um juiz substituto e um procurador da República, declara: “…eu consegui [corte] me ajude dentro da força-tarefa, que tá”.

O perito afirma que “percebem-se mais de 40 interrupções, mas não dá para saber o que as provoca. Pode ser um defeito do gravador, pode ser edição, não dá para saber.”

Para o perito judicial Ricardo Caires dos Santos, não há hipótese de defeito. Procurada para comentar o assunto, a assessoria da JBS disse que a empresa não vai comentar.

Anúncios

82 comentários sobre “URGENTE: Perito diz que áudio de Joesley sofreu 50 edições. Vixe…

  1. Será que esse perito de vista não reparou que o gravador tava no bolso e toda vez que o cara se mexia a roupa fazia barulho e interferia na gravação ?

    1. Se fosse isso o fundo não seria interrompido , é diferente uma coisa da outra , os peritos não analisam o som da conversa ,isso é o q menos importa mas sim o ruído branco de fundo já que dificilmente da pra falsificar sem aparelhagens de edição profissional em estúdio

    2. Ô Luiz, comentário infantil o seu. O som não corta e volta gravando não. Se parasse, TERIA PARADO DE GRAVAR. O barulho da roupa, não aperta o STOP do gravador.

    3. Não ele não reparou não, você que é um gênio. Ele que devia ser o comentarista de internet zé palpite e você que deveria ser o perito da policia federal.

    4. Há uma diferença entre barulho e corte de edição. Gravação manipulada, mesmo que não interfira diretamente no conteúdo da conversa, não pode ser utilizada como prova.

  2. kkkkkkkk vocês são ridículos!! Ele é perito em qual área? fez isso usando um arquivo manipulado que não é o original. Cara, vocês chamam isso de jornalismo? Sério? kkkkkkkk

  3. A justiça está querendo fechar os olhos pros ladrões.. Isso é um absurdo. O que mais precisa acontecer. Estão roubando na nossa cara. E mesmo que esse temer não tenha falado nada. Pra que ele quer ter contato com um cara que é procurado. E se ele te. Conhecimento que eles iriam pagar pra calar Cunha por que ele não fez algo a respeito Ja que se diz se honesto. Nos poupe

  4. ISSO É MAIS UMA ARMAÇÃO DO PT QUE SEGUNDO LULA, ELES VÃO ATÉ AS ULTIMAS CONSEQUENCIAS PARA NÃO PERDER O PODER!! ELES AINDA NÃO DESISTIRAM!!!

  5. é claro que tem cortes, o judiciário está atolado até o pescoço nesses crimes, Gilmar Mendes é amigo íntimo do Aécio , e muito chegado do Temer, e do restante do PSDB, ao menos 4 ministro é garantido embaixo das asas do tucanato ,

  6. Também estou achando muito estranho varios cortes. Como a JBS comprou no dia anterior milhões de dólares , da a entender que isso foi mais um motivo para eles darem um golpe no país , já que 80% da empresa já opera toda no exterior e eles na maior mentira , alegaram sofrer ameaças para poder ter aval e continuar morando nos Estados Unidos.

  7. O estranho era que o suposto barulho, só ocorreu nas falas do presidente.
    Seria essa gravação uma obra do pt , sendo o Lula e Dilma, os responsáveis pela fortuna da JBS?

  8. Temer não é santo, mas estas delações são criminosas. Este pessoal da JBS tem muito dinheiro e boa assessoria, conseguiram se livrar da prisão mas fácil do que pensavam e contribuiram para prejudicar ainda mais a situação política, que já não era boa.

  9. INDEPENDO DE ÁUDIOS ESSES BANDIDOS LADRÕES E CORRUPTOS TODOS DE TODOS OS PARTIDOS DEVEM IR A PRISÃO DE UMA VEZ
    DEVOLVEREM TUDO QUE ROUBARAM.
    E CARGOS IMPORTANTES DEVE SE DAR A QUEM TEM CA
    RÁTER E MORAL O QUE NÃO OCORRE NA POLÍTICA BRASILEIRA.
    QUE O EXÉRCITO TOME CONTA DE UMA VEZ E ACABE COM ESSA RAÇA DE COBRAS.

  10. Para mim, isso é coisa do PT, querem se aproveitar da situação depois que o barbudo se deu mal evvsi preso. 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

  11. Não sou Lula nem Temer,mas é evidente que há algo errado com a gravação.Aliás o Temer está sentindo na pele o que é uma injustiça.A lava jato condenou muitos corruptos,mas percebi que está havendo muita injustiça no julgamento popular de alguns acusados.Como os acusados são cocorrupto,seus acusadores fazem vista grossa para as injustiças jurídicas.Sou brasileira e não sou idiota.

  12. Só queria entender por que, qual a intenção este áudio vir à tona agora, sendo ter sido feito princípio de março. Aí tem coisa muito suja por trás.

  13. Sem dúvidas foi editado. O áudio só apareceu após um dia que a notícia foi veiculada pelo Jornal O Globo. Nesse intervalo de tempo certamente estava ocorrendo a “politicagem”…

  14. São duas pessoas, uma delas não sabia da gravação, mas a outra sabia que estava gravando, portando com certeza o diálogo foi tendencioso, até para provocar o resultado obtido deixando a outra pessoa, a que não sabia da gravação perplexa, sem ação, até mesmo sem reação. Pelo comportamento do presidente, sabemos o quanto é educado e discreto. Tem-se que levar em consideração esta visão.

  15. Eu acredito que por o gravador está em um bolso ou mau acomodado ouve essas intervenção das gravações.
    Porque são todos sem escrúpulos são.

  16. Realmente frases sem concordancias e coerências. Deve ser analisado melhor..
    Não estou defendendo​ nem acusando. Vamos ser justos.. já basta o lama de corrupção…

  17. Primeiro que o Tribunal de Justiça de São Paulo é suspeito em quase tudo e é da corporação Temer.
    Segundo porque um gravador no bolso da calça provoca interrupções e vibrações de acordo os movimentos do detentor do aparelho, O bolso da calça não é lugar de carregar um gravador, ele vai interromper e distorcer a gravação.
    Isso a perspicácia política observou imediatamente e consultaram alguém habilitado, mas sabendo das causas da interrupções é lógico.
    Podem causar distorções da veracidade da gravação porque no país prevalece a mentira no mundo dos poderes e das oligarquias.

    1. A mentira esta oficializada em todas as esferas, basta acompanhar uma audiência no tribunal do trabalho.
      O que esperar de uma constituição que defende bandidos e proteje o direto do reu mentir para não criar prova contra si mesmo.
      “Le Brésil n’est pas un pays serieux”

      1. Se fosse armação clara do PT não teria denunciado os R$ 300 milhões depositados para Lula e Dilma no exterior.
        Esse Temer é bandido e precisa ser derrubado juntamente com sua caterva antes que ele acabe com o Brasil e escravize os trabalhadores brasileiros.
        A gravação é real porque estava sendo realizada em parceria com a Polícia Federal que até a mala de remessa dos R$ 500 mil para Eduardo Cunha foi monitorada na entrega.
        Na verdade o que os brasileiros tem de assumir e parece não se dar conta é que nestes últimos 32 anos o Brasil vem sendo administrado e conduzido nos Três Poderes por moleques e bandidos salvando-se muito pouco e que nada pode fazer.
        Os poderes foram tomados por quadrilhas e chefes de quadrilhas,
        A esquerda é bandida e a direita também o é. Veja as denúncias de compras de parlamentares, compras de leis, compras de sentenças, isto no tempo.
        O que é isso se não coisas de moleques e molecas e não de homens que honram as calças que vestem e mulheres os vestidos.

    2. Concordo plenamente tudo pmdb e o mais provável e descaracterizar a veracidade das gravações ,mas se fosse de lula seria. Verdadeiro e não precisaria de um perito ele deve ser do grupo de especialistas da rede globo que só diz oque lês querem

  18. ISSO É PURA ARMAÇÃO POIS HOJE EM DIA NINGUÉM USA GRAVADORES DE FITA ULTRAPASSADOS (até difíceis de serem encontrados), POIS EXISTEM EQUIPAMENTOS MUITO MAIS MODERNOS E DISCRETOS, SÓ QUE ESTES NÃO PERMITEM ADULTERAÇÕES. COLOCAR AS MUTRETAS DA DILMA E DO LULADRÃO APENAS CRIA A CERTEZA DA IMPARCIALIDADE A GRAVAÇÃO

  19. Eu acho que isso tudo que está acontecendo é uma armação política. O jornalista que divulgou essa bomba é um petista assumido,é só ver nas rede social dele, esses irmãos delatores da JBS deve ser laranjas o verdadeiro dono é outro político que todos nós conhecemos e tá difícil de prender ele. Não que o presidente atual seja santo, mais está estranho os vermelinhos já estão nas ruas pedindo eleições direta,e quem será o candidato? E esses dementes vão colocar novamente colocar ele no poder, o Brasil vai virar uma Venezuela, Cuba. E isso o que penso.

  20. Peçam pra um outro perito analisar essa fita!
    Se for o caso, 3 ou quatro, E teorema a prova!
    Não dá pra acreditar de primo, sem tentar nada!
    Depois, tirem a conclusão, Mas com convicção!

  21. Me admira darem publicidade a uma gravação tão grave, desonesta, feita na residência do Presidente da Republica, fora do horário de trabalho, desorganizando um país que peleja pra sair da lama, lama essa criada pelo PT , JBS, ODEBRECHT, e mais outros. Cadeia nestes dois irmãos vagabundos, oportunistas, que não medem as consequências do que fazem por dinheiro!!!!

  22. Ninguém tem o direito de gravar alguém para produzir provas contra essa pessoa. Isso seria legal somente com autorização judicial prévia e devidamente acompanhada. Só é aceito em juizo uma gravação sem a autorização judicial prévia, se essa gravação for para defesa própria contra uma acusação injusta.

  23. Gente

    Hoje existem tecnologias que nos deixam bestas ,.. e como montar um quebra cabeças !!! ,.. e outra ,. Isso vindo desse cara ae ,.. não é de se duvidar de nada ,..
    usam nosso dinheiro como se fosse agua ,.. que lamentável isso ,.. como que pode ?,.. esse cara comprou tudo e a todos

  24. A gravação é de péssima qualidade, desconexas, acho até que tem dedo de Dilma, essa sim, sofre de deslexia e não fala coisa com coisa. Na conversa é o corruptor que mais fala, está mais para um monólogo do que um diálogo entre duas pessoas. Afinal, quem foi beneficiado com essa revelação? A JBS Friboi, vez que o dólar subiu e seus contratos futuros foram aos píncaros. Joesley tentou falar com Temer várias vezes e quando Temer pergunta qual foi a porta usada para ele adentrar ao palácio, este respondeu que entrou pela garagem, e porque não fez de maneira legal é natural? É armação, fruto de uma mente doentia e maquiavélica. Cabe aqui uma pergunta: Quem ganha com essa farsa? O partido dos trabalhadores e porquê? Abre-se espaço para eleições e Lula vem como salvador da Pátria Educadora.

  25. rsrsrs pra mim é coisa do PT… ACORDA POVO…TUDO QUE O PT QUER É VOLTAR PARA O COMANDO E DEPOIS LIBERAR OS AMIGOS PRESOS…EI PORQUE NÃO COLOCAM O FILHO DO LULA NA CADEIA..SE NAO CONSEGUE PEGAR O PAI O FILHO TA FACIL NÉ?

  26. Em um país, que seu presidente faz mudanças nas leis a fim de favorecer os banqueiros e empresários há de se esperar o que? A prova disso, e as propinas que esses empresários pagam aos spolíticos , buscando medidas e ações para terem lucros bilionários, perduarao a dívida do banco Itaú junto a previdência de 25 bilhões, o que não vão dar para um presidente desses em troca? Vergonha esse governo, Fora Temer, fora política Suja do Brasil

  27. O bandido para querer se Salvar da Prisão bolou tudo isso, realmente é uma conversa sem sentido o Caro foi se confessar para o Temer tudo que ele fazia e estava fazendo

  28. Por tudo que foi revelado pela PGR e acolhido pelo STF, e agora refutado pela Folha, chego a uma inevitável conclusão: Temer e Aécio estão sendo perseguidos pela Rede Globo.

  29. Achei bom esse temer miserável..que acabar com o pt porque ajudam os pobres.se ele roubou ou não pelo menos tirou muita gente da miséria…e esse miserável desse temer só que fude os pobres….ele é bandido também..não votei e nem volto nesse bandidos.quero que todos os ladrões do palácio do jaburu pegue fogo…e lula ainda foi o melhor e será..Deus é justo..

  30. Justo Min Fachin Dilmês confesso, esse empresário distribuiu tantos milhões e deve só 2 milhões a previdência, e ainda consegue verbas do BNDS, qualquer micro empresa tem confiscado seus recursos quando devedora e perde crédito em qualquer banquinho.

  31. E O QUE ACONTECE COM RODRIGO JANOT, QUE COM PRESSA SEM OLHAR E CONSTATAR A AUTENTICIDADE DOS ÁUDIOS , QUER TODOS CONTRA O PT PRESOS ? NÃO ACHO QUE TEMER E AÉCIO SEJAM SANTOS….O QUE VEJO É PRESSA QUE CONCLUIR AS PENAS SOBRE ELES, SEM CONFERIR A VERACIDADE. LUAL, DILMA SERÃO BANDIDOS DE ESTMAÇÃODE RODRIGO JANOT, E OUTROS ?

  32. Isto está virando o “samba do crioulo doido” …
    Cadê os peritos da polícia federal pra acabar com estes truques idiotas.
    Por isto que estamos nas mãos de políticos sem o menor escrupulo.

  33. Para mim está mais que claro que as edições aconteceram intencionalmente , pois se fosse um problemas do gravador teriam cortes em cima de palavras e não só nos espaços!

  34. Tudo errado, mas que Luladrao está envolvido nessa armadilha , a isso tá mesmo! E o filho dele que é detentor de uma parte desse friboi?
    Acho que essa gravação é tosca, embora não aprovo temer, mas acredito em sabotagem contra ele, essa luta de Luladrao pelo poder precisa de um freio! A gaiola de um presídio , qualquer coisa que tire o luladrao de circulação!

  35. País capitalista, não cresce! Por isso que estamos nessa crise política e financeira. Analisa comigo: se tivessem pego esta verba que distribuíram entre 6 dúzia de capitalistas e distribuído entre média e pequenas empresas; não teríamos dívida e nem crises financeiras e nem política; por quê? Pequenas e médias pagam os seus impostos em dia!! Distribuir renda é distribuir bem o dinheiro para quem paga! Se estivessem feito isso quantas empresas estariam abertas e quantos empregos estariam sendo gerados e quantos milhões o país estava arrecadando? Imagino que é a melhor forma de distribuir renda. Todo mundo compra e todo mundo vende isso é crescimento/$$$$+×%$///

Deixe uma resposta