URGENTE: Perito diz que áudio de Joesley sofreu 50 edições. Vixe…

A Folha contratou uma perícia que concluiu que a gravação da conversa entre o empresário Joesley Batista e o presidente Michel Temer sofreu mais de 50 edições. O laudo foi feito por Ricardo Caires dos Santos, perito judicial pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Ele informa que o áudio divulgado pela Procuradoria-Geral da República tem indícios claros de manipulação, mas “não dá para falar com que propósito”. Diz ainda que a gravação divulgada tem “vícios, processualmente falando”, o que a invalidaria como prova jurídica.

“É como um documento impresso que tem uma rasura ou uma parte adulterada. O conjunto pode até fazer sentido, mas ele facilmente seria rejeitado como prova”, disse Santos.

A Procuradoria disse ao jornal que a gravação divulgada é “exatamente a entregue pelo colaborador e sua autenticidade poderá ser verificada no processo”.

“Foi feita uma avaliação técnica da gravação que concluiu que o áudio revela uma conversa lógica e coerente”, declarou a Procuradoria na noite desta sexta (19).

A gravação não passou pela Polícia Federal, que só entrou no caso no dia 10 de abril. O áudio, feito pelo empresário na noite de 7 de março, foi entregue diretamente à PGR e é anterior à fase das ações controladas.

Num dos trechos editados, o empresário pergunta ao peemedebista sobre sua relação naquele momento com o ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso pela Lava Jato. As duas respostas de Temer sofreram cortes.

O trecho na gravação divulgada permite o seguinte entendimento:

“Tá.. Ele veio [corte] tá esperando [corte] dar ouvido à defesa.. O Moro indeferiu 21 perguntas dele… que não tem nada a ver com a defesa dele”

“Era pra me trucar, eu não fiz nada [corte]… No Supremo Tribunal totalidade só um ou dois [corte]… aí, rapaz mas temos [corte] 11 ministros”

Em depoimento posterior à PGR, Joesley afirmou que nesse momento o presidente dizia ter influência sobre ministros do STF.

“Ele me fez um comentário curioso que foi o seguinte: ‘Eduardo quer que eu ajude ele no Supremo, poxa. Eu posso ajudar com um ou dois, com 11 não dá’. Também fiquei calado, ouvindo. Não sei como o presidente poderia ajudá-lo”, afirmou.

Em outro trecho cortado, o empresário, enquanto explica a Temer que “deu conta” de um juiz, um juiz substituto e um procurador da República, declara: “…eu consegui [corte] me ajude dentro da força-tarefa, que tá”.

O perito afirma que “percebem-se mais de 40 interrupções, mas não dá para saber o que as provoca. Pode ser um defeito do gravador, pode ser edição, não dá para saber.”

Para o perito judicial Ricardo Caires dos Santos, não há hipótese de defeito. Procurada para comentar o assunto, a assessoria da JBS disse que a empresa não vai comentar.

Advertisements
Anúncios

82 comentários sobre “URGENTE: Perito diz que áudio de Joesley sofreu 50 edições. Vixe…

  1. Esse cidadão e o irmão dele deveriam estar presos, com bola de ferro nas canelas, pelo que se beneficiou das benesses do PT. É tão ladrai quanto o Marcelo. Foi bom para desmascarar os caras de pau como Aércio, Temer, etc. Faltam muitos, Sarnei, Renan, Romero Jucá, Glaise, Humberto Costa, Jorge Viana, etc. Muita coisa do que falou é verdade, porém, muitas coisas precisam ser averiguadas.

  2. Querem desqualificar as provas,que mais precisam? Se fosse um cidadão comum, já teria sido preso, mas esse é diferente,,,,””””””o tronco é grosso e o machado tem de pegar mais embaixo”””’se não a árvore não cai,. Fora políticos corruptos

  3. Barba é ladrão mor e precisa ser preso o mais rápido possível, mas com o combo gravações + delação do Joesley Safadão, Temer não passa nem lei pra nomear rua… quanto mais as reformas que o País precisa.

  4. Se não fizerem logo uma intervenção militar,e fechamento do congresso com convocação de uma nova eleição direta urgente! Eles estão todos envolvidos e inventam de tudo pra tirar a veracidade de qualquer prova contra eles…O povão tem que ir em Brasília, invadir o congresso e botar todos pra correr de lá, eles não são donos do país,o Brasil é nosso, é de todos os brasileiros! Não podem continuar, intervenção militar urgente! é nova eleição direta já!

  5. Conversa esquisita,sem pé nem cabeça,se estavam sozinhos em uma sala pq não falar coisas as claras?muito estranho o cara ir munido de gravador na casa do “amigo”

  6. Vai dar em nada, todos os poderes estão corrompidos no mesmo esquema,e todas as provas que surgirem, eles procuram um meio de anular.O povo é quem tem que ir ao congresso, invadir e ocupar até ser feita uma nova eleição direta urgente! Pois nem o exército,nem os militares querem…O que tá acontecendo mesmo?

  7. Isso tem “dedo” do Lula, já que dizem que tem grande ligação com JBS… trouxa foram os dois (Aecio e Temer) que se deixaram ser enganados por esse tal empresário. ..

  8. O que não dá pra entender é como é que se solta um bandido com Dirceu e mantém-se Lula e Dilma soltos!
    Todas as “especulações” espalhadas pela Globo podem ser verdade, mas pelo caminho escolhido, via o ladrão Joesley e sua Organização Criminosa, vai ficar impossível de ser convincente e pelo que se vê, jamais provável. A dupla de açougueiros têm que ser presa de imediato mesmo sabendo que o STF irá mandar soltá-los. Estamos sim num “cachorro sem mato”. Que situação essa que a dupla PT/Globo nos meteu diste do mundo! Que vergonha bem na hora que estávamos saindo da cova que a ORCRIM lulesca havia nos metido nos últimos 14 anos! Que merda!

  9. Verdadeiro o audio ou não, um presidente da república ouvir tudo e se manter calado sem tomar providência nenhuma,já é o cúmulo,ninguém acorda um dia e resolve ir até o presidente e dizer tudo aquilo do nada,se me abro com alguem é pq confio,e tenho essa liberdade,Temer dizer que não falou nada pq achou que ele estava se gabando,a para vai,diz logo que acredita em papai noel,o povo Brasileiro é tão burro que não será difícil de faze los acreditar AFF…

Deixe uma resposta