PIRAÇÃO: Diário de Pernambuco diz que filme ainda não lançado sobre Plano Real é “criticado”

Por André Marlow

O Diário de Pernambuco viajou na maionese e – provavelmente na adoção de uma narrativa pró-PT – decidiu criar uma “notícia” dizendo que o filme “Real: O Plano por trás da história” estaria recebendo críticas.

O filme aborda o surgimento do Plano Real, conjunto de medidas adotadas em 1993 e que estabilizou a moeda no país, reduzindo drasticamente a inflação. Na época, o PT ficou contra o plano, o que se tornou uma mancha negra na história do partido.

O Diário de Pernambuco disse que o filme foi criticado “por erros históricos apresentados nas imagens, como a presença da ponte JK, só inaugurada no ano de 2002”. A produção rebate essa bobagem ao lembrar que o longa é pontuado por incursões temporais. É nisso que dá criticar um filme por seu trailer. Sempre resulta em papelão.

Outra suposta crítica é que, segundo o jornal, o filme idealiza “o papel dos envolvidos na construção da nova moeda, apresentados como heróis nacionais por domar a explosão inflacionária”. Talvez deveriam ser apresentados como vilões, não? Quem sabe os mocinhos deveriam ser os que não queriam o plano, não é? Se bem que o texto aqui cai na mesma farofa de antes: nem assistiram o filme, então não existe crítica real.

O filme estreará como hors concours no festival Cine PE na terça-feira dia 23. Dias depois chega ao circuito nacional. O diretor é Rodrigo Bittencourt e o roteiro se inspira no livro 3.000 dias no bunker: Um plano na cabeça e um país na mão, do jornalista Guilherme Fiúza.

A matéria do Diário de Pernambuco pode ser acessada por aqui. Não se encontra o nome do autor. Sorte dele, pois um jornalista que fala sobre “crítica” a um filme não lançado cai em vergonha eterna.

Realizem, por exemplo, um jornalista que escreva: “Novo lanche do McDonald’s é criticado”. Daí alguém pergunta: “Alguém já comeu esse lanche?”. Resposta: “Não, pois só vai ser lançado daqui 1 mês”. É piração!

Dica: não existe crítica sobre filmes, livros ou qualquer obra ou produto que ainda não tenha sido lançado que possa ser levada a sério. Aliás, críticas sobre itens não lançados sempre são piada pronta.

Advertisements
Anúncios

Deixe uma resposta