URGENTE: Moro nega recurso e mantém obrigação de Lula comparecer a 87 oitivas

Nesta segunda (24) o juiz Sérgio Moro negou agravos de instrumento movidos pela defesa do ex-presidente Lula contra a decisão que obriga o ex-presidente a comparecer às oitivas de todas as 87 testemunhas de defesa por ele arroladas no processo em que é acusado de receber vantagens indevidas da construtora Odebrecht. As informações são do Paraná Portal.

Em sua decisão, Moro deixa claro que determinou que Lula compareça em todos os depoimentos por entender que a indicação de 87 testemunhas e a recusa em aceitar que depoimentos já concedidos por algumas das testemunhas em outros processos fossem utilizados nesta ação penal seriam manobras da defesa para prolongar e tumultuar o processo.

“Ocorre que, no presente caso, há aparente abuso do direito de defesa pela Defesa de Luiz Inácio Lula da Silva, considerando cumulativamente o número excessivo de testemunhas e a recusa em aceitar prova emprestada relativamente à parte das testemunhas de defesa já ouvidas, já que para muitas não haverá, como já apontado, diferença dos depoimentos”, despachou o juiz.

“Além disso, a Defesa, apesar de intimada, não explicou porque seria necessário ouvir aqui diversas testemunhas em relação às quais houve desistência na ação penal conexa”, acrescentou.

Ele também lembrou que poderia deferir a oitiva das testemunhas, “mas, nesse caso, daria azo a alegações de cerceamento de Defesa, talvez o objetivo da própria Defesa”.

Por isso, a fim de “coibir aparente abuso do direito de defesa, é que não foi deferido o pedido de dispensa da presença pessoal do acusado Luiz Inácio Lula da Silva na oitiva das testemunhas arroladas por sua própria Defesa”, diz o juiz.

Moro lembra, em sua decisão, que pode até rever sua posição caso, no prazo de 5 dias, a defesa de Lula reveja o rol de testemunhas e justifique a necessidade de se ouvir novamente pessoas que já testemunharam em outros processos.

Anúncios

17 comentários sobre “URGENTE: Moro nega recurso e mantém obrigação de Lula comparecer a 87 oitivas

  1. Vcs estão esquecidos de que existe instancia superior, que para mim é de inferior, que é a favor do meliante Lula e que tem 0 poder de anular decisões e sentenças de Dr. Moro. Não vamos contar com ovo antes de frito e na mesa. E ainda, não contar com apoio das Forças Armadas, pois seus membros estão mostrando que de força não têm nada e pior ainda, de armada. Forças armadas são o exército de stedile, os integrantes das gangues petralhas e os petralhas incitadores da violência urbana.

    1. Exercito, só tem um o Exercito Nacional, as chamadas forças armadas, os outros (apoiadores de lula molusco) são um bando de marginais corruptos e maus elementos, que ja deveriam estar presos a muito tempo.

      1. Só TINHA, Conceição Soares! Hoje são uns fracos, submetidos a estes corruptos, comunistas e ladrões da coisa pública. Se não fossem, já estariam no Poder e todos que aí estão zombando da Lei, Justiça e deles, estariam PRESOS. Olha aí prq digo:
        “O II Exército manter-se-á fiel à Constituição e tudo fará no sentido da manutenção dos poderes constituídos, da ordem e da tranquilidade. Sua luta será contra os comunistas e o seu objetivo será o de romper o cerco do comunismo, que ora compromete e dissolve a autoridade do governo da República”. (declaração do General Amauri Kruel, Comandante do II Exército em 1964).

  2. Houve equívoco na informação. Mesmo que tenha sido veiculado pelo Paraná Portal.
    A competência para apreciar Agravo de Instrumento (contra decisões interlocutórias – estar presente em todos os depoimentos) é do TRF e não do mesmo Juiz que deu a decisão.

  3. Não precisa ser advogado, nem, muito menos entender de direito, para perceber, nitidamente, que o pedido abusivo da oitiva de um número excessivo e abusivo de testemunhas, não passa de pura manobra protelatória do patrono do ex presidente, com o único e real proposito de procrastinar o andamento do processo em curso envolvendo o triples do Edf Solarias em Guarujá e o sítio em Atibaia, através da chicana, dai agir com reconhecida sabedoria o conspícuo juiz Sergio Moro, ao repelir a tentativa do respectivo causídico de buscar liberar o cliente do comparecimento das inúmeras audiências de oitiva da oitenta e sete testemunhas, ao ponderar, inclusive, no seu despacho que algumas das testemunhas já tinha sido ouvidas em processos conexos, com o que que o intransigente patrono acusado não concordou.

  4. O Castelo está Ruindo.
    By LS (*).
    O Castelo estava com seus leões dominados, por incrível que pareça conseguiram controlá-los. Todos, cada um a seu modo, estavam tranquilos. O leão da inflação estava magro, calmo; já o do Dólar estava estático, não acreditava que ele, o Real, tinha a mesma valia. O leão das empresas públicas estava se dilacerando aos poucos, mas era por uma causa justa, havia desvio; contudo o objetivo era livrar o Castelo do apadrinhamento, dos “aspones” inúteis e dos comissionados, que nada mais eram que seres corruptos, “amigos”, indicados para pagamento de favores realizados durante as eleições. O leão das Relações Internacionais estava calmo, orgulhoso do retorno que o mundo lhe dava; a cada dia ganhava mais respeito e posição social perante os outros castelos. O da divida externa se pagando devagar.
    Mas, nem tudo que parece é. O Rei, que comandava, permitia deslizes e decepcionava seus eleitores, pois mesmo sendo um sujeito letrado, cometia erros banais e às vezes se fazia de morto para não vê-los. Um dos erros foi ter seu filho um escritório e uma ONG que recebiam comissão para facilitar o acesso dos puxas sacos e aproveitadores ao Castelo. O outro pecado do Rei foi pior, não colocou a rainha, uma senhora distinta, culta, honesta, digna e mais um milhão de outras qualidades, para concorrer ao reinado. O povo queria, mas seu grupo não.
    A brecha foi dada e surgiu um reizinho, o salvador do Castelo, um aproveitador, falastrão e que se aproveitou da fé da plebe e disparou ser o herói do povo, dos mais humildes. Dizia ser contra os ricos, os que detinham o capital no Castelo, que queria para os mais simples o de melhor.
    O reizinho ganhou as eleições e se tornou o dono do Castelo. Porém o reizinho era um sujeito inculto, não tinha o saber suficiente para ocupar o cargo. Logo, se aproximou dos borra-botas que começaram a dilacerar o Castelo. O incapaz quando não sabe fazer as coisas ele se junta a um monte de letrados para parecer culto.
    Assim foi feito e o Castelo ficou cercado e possuído de uma quadrilha de amigos do alheio que faziam do reizinho o bobo da corte e iam sangrando o Castelo.
    Ah! Mas o reizinho tinha prometido a seus eleitores que o Castelo seria de todos, com os mesmos direitos, que os pobres seriam os mais beneficiados.
    Aí entra a Psicologia e diz que nem tudo que sai da boca de um ser é o que realmente está inserido na sua alma. No caso dos sonhos, o que realmente você sonha, se for lhe causar algum dano, o inconsciente conta para você uma outra história e/ou estória, desta forma é eliminado o mal.
    Aconteceu com o reizinho, ele que detestava os ricos, em sua primeira aparição pública, foi trajando uma veste digna dos ricos. Um traje riscado de giz, o máximo da riqueza. Fez de tudo para que seus herdeiros se tornassem ricos e o pior ato foi dizer aos pobres que eles não teriam parte no Castelo, mas todos teriam seus castelinhos próprios. Só que para cada castelinho que dava aos pobres ele dava aos ricos seis castelões.
    Com o tempo o Castelo viu seus leões serem soltos, o da inflação ficou faminto, o do Dólar nem se fala ganancioso, o da divida pública engordou tanto que não saia da jaula e o das relações internacionais, que vexame. Chegou ao ponto de perdoar terrorista, julgado por um tribunal de reinado de primeiro mundo, tribunal que julgou os maiores corruptos do mundo. O leão das relações internacionais foi o que mais decresceu e ficou comprovado que corrupto não gosta de justiça.
    O reizinho não gosta é de pobre. Pois se gostasse ele conservaria e cuidaria do Castelo dos pobres. O reizinho tem é inveja dos ricos. Ele queria é de ser rico, poderoso, se achar o deus.
    Plagiando Castro Alves: “Meu Deus! Que Horror!” Qual o porquê que o nariz do reizinho não para de crescer. O Castelo está ruindo. (*) Leirbag Saile.

  5. Parem de fazer a sociedade sofrer. Decretem a prisão desse enganador dos pobres, pois ele e seu partido quebraram o País e precisam reparar os prejuizos, devolvendo tudo que roubaram.

    1. Povo brasileiro,sera possível que vocês estão cegos!pelo amor que vocês têm aos seus filhos,e suas famílias!abram seus olhos,reajam eles querem nós destruir,e vocês não vêem!pelo amor aos seus filhos,nao deixem isso acontecer.

  6. É assustador até que ponto o país chega ao ficar tolerando as sandi es de um psicopata e marginal que infelizmente chegou ao grau máximo na política brasileira. O Brasil é seu povo carrega esta vergonha perante as demais nações do nosso planeta.

  7. Eu sou contra ele comparecer as 87 oitiuvas. Na minha opinião, ele deveria comparecer na primeira e imediatamente ser preso e assim não comparecer as demais.

    1. A situação do Brasil está periclitante, pois a maioria dos políticos estão envolvidos na corrupção, portanto, não há como esses corruptos trabalharem a favor do povo. Dito isso, não vejo outra saída, a não ser que os militares tome posse e feche o Congresso Nacional.

  8. As reforma devem e precisam obedecer às seguintes ordens.até Toda piràmide começa de cima para baixo ao ser modificada sob risco de desabamento logo.cortar as absurdas regalias dadas aos políticos e parlamentares em geral , militares do alto escalào muitos até já falecidos e cujas famílias continuam a receber altos salários tem mulheres que vivem amassiadas não se casam para continuar recebendo. .Isto sim precisa de urgência ser reparado . Tudo isto ê dinheiro do povo indo pro esgoto. Acho que éstas medidas uma vez tomadas e corrigidas as injustiças com certeza sobra muito dinheiro para pagar aposentadorias .sem precisar fazer injustiças com quem trabalha e paga para ter uma aposentadoria justa. Onde já se viu o trabalhador trabalhar 40 anos e contribuir até 65 de idade enquanto um político tem o previlegio de ter uma aposentadoria cada mandato de 4 anos isto é vergonhoso e imoral.regra igual para todos, e cancele as aposentadorias irregulares e teremos muito mais muito mesmo recursos sobrando sem cometer o que considero um ato criminoso não pagar com respeito e honestidade os direitos dos trabalhadores não há necessidade de mudar nada é muito justo a forma que está atualmente. 35 de contribuição mesmo porque a partir dos 50 ninguém perguntou a nenhum político em qual asilo nós vamos arranjar emprego .Já pararam para pensar e se continuamos a trabalhar após os 50 estaremos tirando a vaga dos jovens que precisam de emprego. Vamos divulgar tudo isto é achar uma forma de questionar o governo.

Deixe uma resposta