Após dizer a verdade sobre Lula, Villa é cobrado para ter “isenção crítica”

Após ter feito comentários “ofensivos” contra Lula e contra o senador Roberto Requião no programa Jornal da Cultura, da TV Cultura, o jornalista Marco Antônio Villa passou a ser tratado como vilão pelo Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, ao qual a TV Cultura está vinculada.

De acordo com o colunista Maurício Stycer, da Folha de São Paulo, o Conselho recomendou à direção da emissora novas diretrizes para o jornalismo da TV Cultura, que determina que âncoras, apresentadores e editores precisam “garantir a sua credibilidade pelo exercício da isenção crítica”, seja lá o que isso for.

Basicamente, querem punir Villa por ter dito a verdade e por ter emitido opiniões, como se isso fosse proibido. Sendo a TV Cultura uma rede sustentada com verba pública, ela é que deveria garantir a isenção e a pluralidade, dando aos jornalistas espaços livres para opinarem e para também dizerem aquilo que sabem.

Anúncios

28 comentários sobre “Após dizer a verdade sobre Lula, Villa é cobrado para ter “isenção crítica”

  1. É uma atitude errada dos dirigentes da emissora TV Cultura, uns dos melhores comentaristas da emissora é o Professor Villa, não perco uma segunda feira para ver as verdades que todos os brasileiros querem ouvir. Com certeza, ele saindo as audiências vão caírem muito.

  2. O TV Cultura, vocês estão boicotando o Prof. Villa? Saudades do Heródoto Barbeiro e da Maria Cristina Poli, parece-me que naquela época, o Jornalismo da Cultura fluía melhor.
    Por exemplo, ontem eu já não assisti a Jornal da Cultura, mudam os entrevistados e não dão a mínima para os telespectadores.

  3. O Vila é direto e objetivo quando expressa publicamente tudo que os brasileiros honestos gostariam de falar.Ele não tem medo de falar as verdades que precisam ser ditas de forma clara sem usar artifícios dá gramática e indiretas como é comum nos comentaristas de política de economia e sobretudo de polícia no que se refere aos envolvidos na LJ

  4. Caso o Professor Villa saia da TV Cultura, eu e meu marido não mais assistiremos o Jornal. Villa é o mais corajoso e culto dos convidados politicamente falando. Pondé, Galdencio Torquato, Muylaerte, Saldiva e outros são bons mas Marco Antônio Villa é o melhor.

  5. Endosso os comentários anteriores.Das TVs abertas, a única que eu às vezes assisto, e exatamente a “Cultura” às segundas-feiras. Até isto querem tirar de.mim. ETA Brasilzinho danado sô.

  6. Não assisto mais esse jornal, O vila sempre diz o que a população quer falar, além de nós dar pinceladas de aula de estória, e as vezes nos fazer rir com as suas tiradas como o Ministro do frango com pulenta kkkkkk

  7. Caso o professor Villa seja retirado do programa, perderá a minha audiência e a de muitos. Embora o professor carregue nas tintas ao se referir a Lula e ao PT, ele tem coragem e diz o que todo brasileiro honesto, de caráter e com o mínimo de esclarecimento tem vontade de dizer. Caso ele saia, o programa perderá a credibilidade, pois ficará inquestionável a censura jornalística e a falta de liberdade de expressão. O brasileiro que ficou mudo, por mais de uma década, perderá sua voz mais importante.

  8. Caso o professor Villa seja retirado do programa, perderá a minha audiência e a de muitos. Embora o professor carregue nas tintas ao se referir a Lula e ao PT, ele tem coragem e diz o que todo brasileiro honesto, de caráter e com o mínimo de esclarecimento tem vontade de dizer. Caso ele saia, o programa perderá a credibilidade, pois ficará inquestionável a censura jornalística e a falta de liberdade de expressão. O brasileiro que ficou mudo, por mais de uma década, perderá sua voz mais importante.

  9. Se senssurar o prof. Villa não acostumei mais a TV Cultura, afinal e uma empresa pública e como tal, a opinião de todos os analistas deveriam ser ouvidas. Villa nunca disse uma mentira, e saibam onde ele for, lá estaremos. Não esqueçam, vocês são barnabés, salários pagos pelo povo brasileiro, não só de São Paulo.

  10. Eu não estou acreditando!!! Não é possível que em 2017 isso ainda aconteça no Brasil. Eu sempre “levantei a bandeira” do Jornal da Cultura, junto a amigos e familiares, como o melhor do Brasil. E não me refiro somente à TV aberta, mas incluo também os canais pagos. A minha tese é que o seu formato, com a participação aberta, democrática e transparente de seus convidados, neste momento difícil que o país atravessa, seria um dos melhor investimentos que um brasileiro poderia fazer em frente a uma televisão. É lamentável, pois a contribuição do Marco Villa é extraordinária e o Jornal perde, e perde muito.
    Caso este absurdo tenha mesmo fundamento, o que podemos esperar para o “Roda Viva”? Um script para ser seguido pelos jornalistas e o entrevistado?
    É nesse momento que faz jus a afirmação do próprio Villa que a república aqui nunca foi proclamada.

  11. É rediculo tirar o cara, é único que fala e mostra a cara. Tá difícil, ele expressa o sentimento dele na pura verdade que esses canalhas estão fazendo com o Brasil. Ele está falando de ladrão políticos que é pior do que ladrão que rouba carro, bancos etc, porque esses ladrões que roubam carro e bancos não tiveram uma estrutura familiar. O Villa estar certo, se ele sair pode ter certeza que acabou o jornal dá cultura para muito assistente.

  12. Pelo menos é o que tem mais coragem para dizer a verdade. Aqui em Belo Horizonte o ladrão e palhaço do Pimentel, governador (pra o azar nosso) mandou tirar do ar o Jornal da Cultura, e temos que acompanhar o melhor jornal da TV brasileira pela Internet. O Marco A. Villa é perseguido por aqui.

  13. Tá ficando muito dificil ser honesto e ter opinião com independencia no Brasil. Que pena tv cultura, bastou aparecer o psdb nas delações e a censura vem com tudo. Lamentável. Nós queremos e precisamos de mais professores Villa.

  14. O Professor Villa teve a coragem de dizer a verdade quando muitos ficavam tentando abafar ou dizer “não é bem assim…”. Foi bem assim, sim!! Foi um dos primeiros a dar nomes aos bois.

  15. Comunistas querem calar a voz da lógica e da razão, da qual este pais está carente. Jamais setemos vermelhos medievais. O prfessor Villa é um comentarista cônscio do seu papel e patriota respeitável. PROFESSOR! NAO PARE DE FALAR!!! sua atuação e fundamental ai nosso povo. Obrigado, mesmo!!

  16. Gostaria que o prof villas falasse alguma coisa contra aecio, Serra, alkmim da nojo ver esse ser humano nojento ficar defendendo um partido atacando outro aff quanta asneira eu não tenGO partido definido voto na Marina para presidente nunca votei no PT mas o cara é nojento fica chamando hadas de jaiminho coisa ridícula lula criminoso blz até aí tb mas seja parcial cadê criminos serra ou criminos aecio não fala pw?

  17. Pessoal quanta ingenuidade esse professor tem partido político ele pago pelo psdb ele não criticá uma vírgula serra o Geraldo e o aecio vamos lá historiador fala como o prefeito João diria ficou rico conta para os desinformado ou o sr só estuda o pt

Deixe uma resposta