Ícone dos “fake news”, Folha quer censurar na justiça blog de humor “Falha de São Paulo”

Em 2010, o Tribunal de Justiça de São Paulo impediu o uso de conteúdo e do domínio do blog Falha de S. Paulo, que satirizava o jornal Folha de S. Paulo. Agora, a disputa jurídica entre o jornal Folha de S. Paulo e os irmãos Mário e Lino Bocchini, autores do blog, chegou ao Superior Tribunal de Justiça.

O caso, julgado em primeira e segunda instâncias pela justiça paulista, agora está nas mãos do ministro Marco Buzzi. Criado pelos irmãos Mário e Lino Bocchini, o blog funcionou durante 21 dias em 2010. Ele trazia comentários irônicos sobre notícias da Folha e montagens com imagens do jornal. Desde que o site foi proibido, os seus criadores mantêm o domínio desculpeanossafalha.com.br, pelo qual falam sobre o processo e trazem mensagens de apoio.

Em sua ação, a Folha argumenta que o site causava confusão em seu leitor. A defesa do jornal diz que o blog fazia uso da marca, do projeto gráfico e de conteúdos protegidos. Segundo a Folha, a questão era objetiva sobre direito de marca e não tinha ligação com  liberdade de expressão.

A informação é do Instituto Liberal de São Paulo.

Anúncios

Deixe uma resposta