Votação em lista fechada é uma forma de blindar os grandes caciques da velha política

por Roger Scar

Faz parte da proposta de reforma política alterar o sistema de escolha de candidatos. Atualmente, o cidadão vai até a urna e digita um número específico, escolhe o deputado, o senador, o vereador e assim por diante. Se a proposta de lista-fechada for aprovada, não será mais assim.

Os partidos escolherão os candidatos que vão encabeçar a lista, e ao eleitor caberá somente escolher o partido no qual votar. Se o PT, por exemplo, colocar Gleisi Hoffmann em primeiro lugar na lista para o Senado, e Lindbergh Farias em segundo, isso significa que os eleitores ao votarem no PT estarão escolhendo, em primeiro lugar, Gleisi Hoffmann, e Farias só será eleito se o partido tiver votos suficientes para eleger duas ou mais cadeiras.

Atualmente há muitos velhos caciques da política brasileira com a imagem manchada. É o caso da própria Gleisi, é o caso de Renan Calheiros, é o caso de Vanessa Grazziotin, dentre tantos outros dos mais diversos partidos. Estes figurões, se colocarem seus nomes e seus rostos em material de campanha, terão bem menos chances de conquistar a simpatia do público no ano que vem. Mas e se os partidos fizerem uma lista e o cidadão não tiver opção, vendo-se obrigado a escolher pela legenda ou simplesmente anular o voto, o que na prática não surte efeito algum?

É esta a ideia.

Para livrar a cara de políticos com mau histórico, com envolvimento em escândalos e com a imagem manchada por terem se associado ao projeto criminoso de Dilma Rousseff e Lula, uma parte do Congresso quer tentar passar essa manobra. Quem vai ganhar com isso não é o povo, certamente.

Um comentário sobre “Votação em lista fechada é uma forma de blindar os grandes caciques da velha política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s