Quando dois vilões se unem pra destruir o país: Lula e Calheiros articulam oposição às reformas

porAndré Silva

Não é brincadeira: o eterno coronel alagoano Renan Calheiros resolveu barrar as reformas estruturantes – como a terceirização, a trabalhista e a previdenciária – numa movimentação política suspeita visando obter mais espaço e cargos no governo Temer.

O que surpreende agora é sua parceria estratégica com o quase-preso Lula da Silva, líder do PT. O ex-presidente conta com a capacidade de articulação de Calheiros no Senado para impor uma narrativa triunfalista diante de uma possível derrota das reformas na Câmara Revisora. Assim, além de boicotar o país, Lula demonstraria – ainda que de forma fictícia -, a “força das esquerdas” no combate ao governo Temer .

Lula e Calheiros sabem bem que impedir o andamento das reformas inviabiliza não apenas o governo Temer, mas também a recuperação econômica do país. Por isso, apostam alto em sua capacidade de boicote, que pode lhes render uma boa posição estratégica em negociações com o governo.

Outro ponto que aproxima os dois vilões são as eleições 2018: de acordo com matéria do Valor, Renan acha viável trabalhar com conjunto com Lula para se viabilizar politicamente. Acordo pior não pode haver.

Lava Jato

Este Jornalivre ainda não apurou se a parceria estratégica entre os dois figurões se estende também no combate à operação Lava-Jato. É sabido que no final do ano passado as lideranças do PMDB e PT agiram conjuntamente para levar à frente projetos de lei sobre abuso de autoridade e crime de responsabilidade, desenhados especialmente para calar a operação.

De qualquer forma, estaremos alerta.

Um comentário sobre “Quando dois vilões se unem pra destruir o país: Lula e Calheiros articulam oposição às reformas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s