Vídeo de Kim Kataguiri detonando Wágner Moura viraliza; ator foi contratado pelo MTST

por Rafael Rizzo

O ativista liberal Kim Kataguiri “perdeu a paciência” com o ator Wagner Moura. Ao menos, é o que vimos um de seus últimos vídeos, que viralizou nas redes sociais.

O vídeo é uma resposta a um material de propaganda contra a reforma da previdência criado pelo “Movimento dos Sem Teto”, de Guilherme Boulos. A narração da animação foi feita pelo ator carioca, conhecido por suas escolhas políticas extremistas.

Com mais de 350 mil visualizações no facebook, o vídeo desmonta a narrativa de Moura, provando a existência do rombo previdenciário e a necessidade premente de uma reforma.

A peça também é muito clara na refutação da tese de Moura de que os brasileiros não vivem mais do que 65 anos. O jovem estudante desconstrói tal argumento, argumentando que o que deve ser observado é a sobrevida do idoso após os 65 anos, e não apenas os dados brutos de média de idade. Especialistas em previdência vão na mesma linha.

Kataguiri também lembra que a reforma da previdência elimina a disparidade entre políticos e a população comum, que hoje dispõe de regimes diferenciados e profundamente desiguais. O tema não foi abordado por Moura, demonstrando que o ator de Tropa de Elite não treme de indignação diante dos privilégios da elite do funcionalismo e dos políticos.

Opiniões

Para a maior parte dos especialistas, o rombo na previdência é insustentável e a reforma necessária. Para Stephen Kanitz,

… a soma destes sucessivos deficit crescentes de 2000 até 2030 totaliza o valor astronômico de aproximadamente 6.900.000.000.000 de reais, ou  6,9 trilhões.

Este é o valor de nossa dívida previdenciária não contabilizada pelo atual governo, o total dos direitos já adquiridos pela população.

Sete trilhões é uma quantia claramente impagável e que jamais será paga de fato.

O  economista Helio Zilberstejn, da USP – um dos maiores conhecedores do tema -, vai na mesma linha, e propõe como solução uma reforma ainda mais ousada que a do governo.

A defesa dos argumentos de Moura é feita por movimentos sociais de esquerda e grupos de pressão ligadas à elite do funcionalismo, como a ANFIPE. Confrontados no debate público, estes grupos não apresentaram nenhuma alternativa prática para a solução do problema.

 

 

Um comentário sobre “Vídeo de Kim Kataguiri detonando Wágner Moura viraliza; ator foi contratado pelo MTST

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s