Diálogo surreal: em audiência com Moro, advogado cobra propina atrasada de delator

Durante audiência do ex-presidente da Andrade Gutierrez, Rogério Nora de Sá, com o juiz Sérgio Moro, o advogado Daniel Raizman fez perguntas referentes a valores de propina atrasados pela empreiteira, e chamou a atenção. As informações são d’O Tempo.

Raizman, que representa o operador financeiro Carlos Miranda, quis saber se Rogério Nora de Sá, delator da Lava Jato e ex-presidente da Andrade Gutierrez, pagaria a propina atrasada referente a um acordo feito no Rio de Janeiro. Miranda é apontado como “homem da mala” do ex-governador do Estado Sérgio Cabral.

“Houve um saldo dentro dos pagamentos de propinas. Ou seja, teriam de ter pago um valor, mas pagaram um menor. Essa diferença não foi paga. Desculpe lhe perguntar, mas só para que conste na ata, a empresa pretende pagar essa diferença?”. Questionou o advogado.

Rogério Nora de Sá respondeu que não, mas o advogado não se deu por vencido, e ainda perguntou se não haveria mesmo nenhuma hipótese da empreiteira pagar a diferença. “É uma propina, é ilegal. A empresa está no compromisso de não participar desse processo”, respondeu Rogério.

 

18 comentários sobre “Diálogo surreal: em audiência com Moro, advogado cobra propina atrasada de delator

  1. 1. Gostaria de esclarecer que não foi cobrada propina. As perguntas tiveram por objeto desconstruir um argumento utilizado pelo juiz como fundamento da prisão preventiva.
    Na oportunidade da prisão preventiva o juízo entendeu que como havia ainda valores em aberto, se soltos os imputados poderiam receber esses valores.

    Com efeito, o juízo manifestou o seguinte:
    “Embora Sergio Cabral não mais exerça o mandato de Governador, tem sido a praxe, no âmbito da Operação Lavajato, a realização de pagamentos extemporâneos de saldos de acertos de propina, como ocorreu com os agentes da Petrobras Paulo Roberto Costa, Renato de Souza Duque e Pedro José Barusco Filho e com ex­parlamentares como José Dirceu de Oliveira e Silva e Pedro da Silva Correa de Oliveira Andrade Neto. Todos eles receberam pagamento de propinas, em espécie ou no exterior, mesmo depois de perderem seus cargos ou mandatos. Aliás, no próprio acerto com a Andrade Gutierrez com o grupo de Sergio Cabral, há saldo de propina a ser paga.”(pág. 14 da decisão) .

    “Assim, a prisão cautelar, além de prevenir o envolvimento dos investigados em outros esquemas criminosos, bem como prevenir o recebimento do saldo da propina em acertos de corrupção, também terá o salutar efeito de impedir ou dificultar novas condutas de ocultação e dissimulação do produto do crime, já que este ainda não foi recuperado, o que resguardará a aplicação da lei penal, que exige identificação, sequestro e confisco desses valores.” (pág. 17 da decisão) .

    2. A defesa entendeu no HC que oportunamente impetrou que isso era um absurdo, pois é inimaginável que isso pudesse ocorrer, já que não tem ocorrido antes e menos ocorreria com processos em curso, acordos de delação etc.
    Mas, até os argumentos mais absurdos e óbvios devem ser desconstruídos, e isso foi feito nesse dia. Isto é produzir provas que demonstrem que nada seria pago no futuro. A indagação ao colaborador foi clara e incisiva para não deixar margem de dúvida, pois infelizmente as palavras são sujeitas à modulação ou reinterpretações.

    Agradeceria que estes esclarecimentos sejam acrescidos na nota jornalística e modifique o título da nota, uma vez que assim escrita resulta ofensiva a minha pessoa.
    Daniel Raizman.

    Curtir

  2. O senhor, sem querer, na sua nota, tem-me imputado a prática de um crime. Eu sei que não foi o seu intuito, mas o título da nota achei ofensivo. Eu sei que tentou fazer um titulo chamativo para o leitor, mas ficou lesivo à minha pessoa.  Por favor veja como redigir sem me imputar a prática de um crime e sem ofender a minha pessoa.
    Veja os outros dois comentários que assim o interpretaram.
    Vou-lhe agradecer.
    Daniel Raizman.

    Curtir

  3. Estas Noticias a muitas décadas , quando ainda não tinham banalizado, a esculhambação e venalidade, pouca vergonha etc e coisa e Tal Era notória , causava surpresas e outras expressões .
    Mais com os resultados de C P I (s) que não deram em Nada , Com Acusações e Provas , onde o Réu , está ai assumindo Cargos importantes, Ameaçando autoridades , Não causa maios atenções , CANSOU o povo Brasileiro , que Não Acreditam mais em nada !
    E simples assim , Isso vai dando Força a sugestão do Professor , Palestrante , comentarista Dr LUIZ FLÁVIO GOMES, no Blog Cala da Cidadania Vigilante (no Youtube e Face Book ) Onde o mesmo sugere O V O T O F A X I N A !!!Na próxima In-leição , mandar todos os Candidatos que estão ai vareje ando, de Volta a suas terras , e em seus sitio-os, criarem, Galinhas e Plantarem BATATAS !
    Mestry Badahra

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s