Produção industrial volta a crescer após 34 meses, diz IBGE

A produção industrial brasileira voltou a crescer em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, depois de 34 meses seguidos de queda. A alta foi de 1,4%, na série sem ajustes sazonais, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira. Em relação a dezembro, a industria teve recuo de 0,1%.

A variação positiva em relação a janeiro do ano passado foi vista em todas as grandes categorias (bens de consumo duráveis e não duráveis, de capital e intermediários) e atingiu cerca de metade dos setores. O IBGE registrou alta em 16 dos 26 ramos econômicos, em 47 dos 79 grupos e 52,8% dos 805 produtos pesquisados. “Entre as atividades, indústrias extrativas (12,5%) exerceu a maior influência positiva na formação da média da indústria, impulsionada, em grande parte, pelos itens minérios de ferro, óleos brutos de petróleo e gás natural”, diz a nota.

Dentre os outros setores que contribuíram para o bom resultado no mês estão veículos automotores, reboques e carrocerias (com alta de 5,2%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (18,0%), celulose, papel e produtos de papel (6,9%), produtos alimentícios (1,6%), e metalurgia (4,2%).

As informações são da Veja.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s