FHC relativiza corrupção “pela causa” e gera polêmica

Fernando Henrique Cardoso continua colocando a perder sua imagem com comentários que não estão em nada alinhados com o bom-senso. Em nota lançada semana passada, conforme divulgado pelo ILISP, FHC fez uma síntese da sujeira que é sua atual visão de ética relativista, sendo errado apenas quando lhe convém. Veja:

“No importante debate travado pelo país distinções precisam ser feitas. Há uma diferença entre quem recebeu recursos de caixa dois para financiamento de atividades político-eleitorais, erro que precisa ser reconhecido, reparado ou punido, daquele que obteve recursos para enriquecimento pessoal, crime puro e simples de corrupção.”

Ou seja, seu discurso está cada vez mais próximo da narrativa petista, na qual a verdade e o certo dependem das circunstâncias, das conveniências, da ocasião.

Segundo Roberto Rachewsky, do ILISP, “Ao distinguir o ganho para fins pessoais do ganho para fins coletivos, dando a esse um caráter de nobreza inexistente, como se mentir, roubar e trapacear se justificassem por conta do fim para o qual o produto do roubo se destina, FHC mostra o asco que tem pelo indivíduo, pelo que é direito, pelo que é justo”.

Uma pena para alguém que poderia ter sido conhecido apenas por ter criado o Plano Real.

 

Anúncios

16 comentários sobre “FHC relativiza corrupção “pela causa” e gera polêmica

  1. Vergonhoso poderia sair como um verdadeiro estadista, mas o cooperativismo com os ladroes fala mais auto , tudo isto passa a ser farinha do mesmo saco, isto deixa me decepcionado mais uma vez .

  2. Agora é que o povo estar acordando para o nome do partido> PSDB – Partido Social Democrata Brasileiro. Um partido que está tão sujo quanto o PT e tem no socialismo seu fio condutor. Na aurora dos acontecimentos da Lava-Jato se desfralda a já conhecida arrogância psdbista e sua lógica do nonsense.

  3. Mesmo não tendo simpatia pelo FHC, reconheço que ele está falando o óbvio: existem infrações à Lei 9.504/97 e infrações à Lei 8.429/92 – e elas são diferentes. O conteúdo do Jornal Livre geralmente é bom, mas neste caso em específico a interpretação forçada de um “fins justificam os meios” foi infeliz.

  4. Sempre seremos agredecido, pelo grande e espetacular serviços prestado ao brasil
    por fernando henrique cardoso, nos seus 08 anos a frente da presidência!

    Mas agora este comentario de ” hobin hood ” não lhe cai bem.

  5. Há diferença de quem furtou um pote de margarina no mercado e de quem ,munido de um fuzil roubou um carro forte.O que vcs acham?Ou é a mesma coisa?

  6. Eu não agradeço a FHC POR NADA E DUVIDO QUE ELE SEJA O MENTOR DO PLANO REAL.
    FHC É PAI DE: CPMF – Reeleição – Fator Previdênciário – Detereorização das Forças Armadas – Impediu o Impeachment de Lula – A favor de drogas e inventou tantos malefícios que não tem espaço para colocar aqui

    1. O plano REAL foi copiado do grande plano de HJALMAR SHATS o grande economista que salvou a Alemanha do colápso econômico depois da primeira guerra mundial, e, embora fosse do PDC alem,ão Hitler o convocou pela competência. Ao final da II guerra mundial ele foi um dos três absolvidos no tribunal de NUREMBERG, juntamente com o médico particular de Hitler e uma das secretárias de HITLER.

      1. Eu não tinha conhecimento deste fato, gratidão por me ensinar. Tudo o que eu sei é que FHC não é pai do plano real.

  7. Não sei porque esse estardalhaço todo pra uma coisa óbvia. Pegar dinheiro para caixa dois é uma coisa e embolsar dinheiro de negociação para enriquecimento ilícito é outra coisa, seja no campo penal ou em qualquer outro. Qual a novidade que FHC falou ???

  8. Plagiando Juan Carlos: “Por que não te calas?” FHC, faça como ele, Juan Carlos, entrega o bastão e “si manda” !!! Sua biografia ficou manchada desde o pacifismo do mensalão, que gerou toda esta “zorra” Cala a boca, e pára de escrever bobagens !!!

    1. FHC tem um récorde imbatível, vendeu a VALE DO RIO DOCE POR DEZ BILHÕES DE REAIS, através de empréstimo subsidiado pelo BNDES, e ela valia um trilhão de dólares. Hoje, a VALE … vale treis trilhões de dólares além de não ressarcir como dona da samarco

  9. Tive um apreço por FHC no seu governo, mas vejo que também cometeu vários erros. Poderia ter sido melhor. Agora de uns tempos para cá vem tomando posições e fazendo comentários que não me agradam. Melhor ter ficado curtindo a fama que teve como Presidente, e não fazer mais comentários que o comprometam, como os que vem fazendo ultimamente.

  10. Não vão faltar MANÉS – que desta vez não vão compartilhar este post no FACEBOOK ….

    – E porque ? no caso do #fhc , eles aceitam cegamente o que este bobalhão diz….

  11. #FHC nem foi criador do plano Real…. sempre foi o Itamar, basta procurar no google o que venha ser URV ….. mas como a maioria não estuda nada….. não é nenhuma novidade.

Deixe uma resposta