Parece piada, mas não é: Bienal da UNE não dá direito a meia-entrada para estudantes

A UNE monopolizou o mercado de carteirinhas estudantis, o que se tornou uma das formas para a organização arrecadar dinheiro – sabe-se lá para fazer o quê. Funciona assim:

O estudante paga para a UNE uma taxa, e assim recebe a carteira de estudante oficial e regulamentada que só a própria UNE pode emitir. Com esta carteira, um estudante tem direito a descontos em eventos culturais, esportivos, etc. O desconto é, por lei, de 50%, daí deriva o termo “meia entrada”.

Com essa lei da meia-entrada, milhares de produtores de eventos do país inteiro, bem como salas de cinema e similares, são obrigados a aumentar os preços de seus ingressos de maneira geral, porque não há meios de saber antecipadamente quantos ingressos serão vendidos pela metade do preço. Assim, todos pagam mais caro para que o estudante possa pagar “metade” do valor.

A UNE, no entanto, não parece aplicar esta regra em seus próprios eventos. No site da própria entidade, dá para ver o regulamento da Bienal da UNE, e neste regulamento a única menção a descontos não se refere ao direito de meia-entrada, estabelecido por lei.

O item 8.4 do regulamento explica como funciona:

8.4. Os estudantes cotistas e os beneficiários do programa “Universidade para Todos” (PROUNI) terão desconto de 30% sendo pago R$ 70,00 no primeiro lote e R$ 105,00 no segundo lote mediante a apresentação de documento emitido pela universidade que comprove a sua condição no ato da inscrição online através do site da UNE (www.une.org.br) durante o período de 15 de outubro de 2015 a 25 de Janeiro do ano de 2017. O terceiro lote, referente ao pagamento da inscrição feito na hora não terá desconto para nenhuma categoria.

Sim, não é piada. Na UNE, estudante não tem direito de pagar só a metade do dobro. Lá ele é obrigado a pagar o dobro inteiro como todo mundo. Irônico, não é?

8 comentários sobre “Parece piada, mas não é: Bienal da UNE não dá direito a meia-entrada para estudantes

  1. Acredito que a reportagem está um pouco equivocada. Esse é o valor do alojamento, o evento em si tem entrada franca.

    Veja a página da une…

    A inscrição me dará direito a que?
    A inscrição individual garante acesso aos alojamentos e a todas as atividades da 10ª Bienal, respeitando a capacidade de público de cada uma delas. O transporte interno entre os alojamentos e os locais de atividades também está incluso. [fonte](http://www.une.org.br/noticias/tire-duvidas-inscreva-se-e-mostre-o-seu-trabalho-na-10a-bienal-da-une/)

    E veja a reportagem em um grande portal de notícias.
    Toda a programação tem entrada franca, com livre acesso ao público. [fonte](http://g1.globo.com/ceara/noticia/2017/01/bienal-da-une-reune-estudantes-de-todo-o-brasil-em-fortaleza.html)

    Curtir

  2. Só um idiota paga por essa carteirinha. Basta pedir uma declaração de matrícula na sua instituição, que você consegue pagar meia como se tivesse a carteirinha.

    Curtir

  3. No C. do outros é REFRESCO.

    Mas acho que a Bienal da UNE é tão inutil que não tem nada de cultural e educacional no evento deles, hehehehe.

    Ai faz sentido não cobrar meia entrada, hahahaha

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s