Panfleto de deputados democratas dos EUA defende Lula

Como se não lhes faltassem problemas internos, perda de poder no Capitólio e uma derrota presidencial para Trump, deputados Democratas enviaram uma carta ao Brasil defendendo Lula. No “manifesto” remetido à embaixada em Washington, 12 deputados apelam pelo fim da “perseguição” ao pobre e injustiçado Luiz Inácio.

Não poderiam faltar, é claro, acusações contra o juiz Sérgio Moro, e ao seu importante trabalho na Lava-Jato, lá descrito como arbitrário. Segundo o grupo, a atuação dele contraria tratados internacionais já que não dá chance de defesa ao ex-presidente, réu em cinco ações penais.

“Exortamos as autoridades federais do Brasil a fazer todo o possível para proteger os direitos dos manifestantes, líderes de movimentos sociais e líderes da oposição, como o ex-presidente Lula”.

No texto é possível encontrar um discurso que em nada se diferencia da cantilena petista: “[Lula] tem sido alvo de uma campanha de calúnias”, que é culpa dos “grandes veículos privados de mídia alinhados com as elites do país”. Eles também dirigem críticas ao presidente Michel Temer.

Na realidade, o panfleto assinado pelo deputado democrata John Conyers, de Michigan, visa fazer campanha adiantada. Além disso, dá a dimensão de como a esquerda também atua nos EUA, a partir de ilusões, tais como acreditar que a PEC dos gastos acabará com o progresso dos anos dourados de Dilma. Uma verdadeira afronta à Operação Lava-Jato e seus sucessos, que revela que há muito mais “Sanders” por lá do que se pensa.

Não é a primeira vez que parlamentares norte-americanos fazem isso. Em meados do ano passado, durante o processo do impeachment, 43 deputados pediram ao então secretário do exterior, John Kerry, que quebrasse o “silêncio” em “defesa da democracia no Brasil”. Kerry, evidentemente, nem ligou e meses depois sentou-se a mesa com o ministro José Serra.

Anúncios

Um comentário sobre “Panfleto de deputados democratas dos EUA defende Lula

  1. E não tem um repórter para perguntar a esses deputados o que acham da situação da Venezuela, comandada pelo diversas vezes elogiado pelo PT, Sr. Maduro.

Deixe uma resposta