Lei sancionada por Dilma em 2014 tornou sigilosa a investigação de acidentes aéreos

Em maio de 2014, Dilma Rousseff sancionou uma lei que tornara sigilosas as investigações de acidentes aéreos. A partir desta lei, para que o Ministério Público consiga acesso à caixa preta de um avião ou mesmo aos relatórios da perícia é necessário um mandado judicial.

Esta lei foi elaborada pelo Cenipa, órgão da aeronáutica que investiga acidentes aéreos. De acordo com o texto, até mesmo para conseguir o mandado é preciso cumprir dois requisitos: 1) Que o Cenipa seja consultado; 2) Que as informações sejam protegidas por segredo de Justiça, ou seja, que elas não possam ser publicadas.

Na época esta decisão já havia suscitado muita polêmica, já que ela foi aprovada pouco tempo antes do acidente aéreo extremamente suspeito – e até hoje não desvendado – que matou Eduardo Campos, do PSB, pré-candidato à presidência que prometia dar trabalho ao PT no nordeste do país.

Campos morreu no dia 13 de agosto, um dia depois de dar entrevista muito bem sucedida para o Jornal Nacional. Sua morte comoveu muita gente e certamente mudou os rumos daquela eleição.

Anúncios

15 comentários sobre “Lei sancionada por Dilma em 2014 tornou sigilosa a investigação de acidentes aéreos

  1. Essa lei foi elaborada pelo próprio CENIPA em 2007, e serve para garantir que o único objetivo das investigações realizadas pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) seja a prevenção de futuros acidentes aeronáuticos. De acordo com o Anexo 13 da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), da qual o Brasil é país signatário. Uma vez que um acidente aéreo, no caso da aviação comercial que não inclui o caso do Teori, só ocorre em razão de uma cadeia improvável de eventos, no entendimento dos órgãos reguladores, apontar um culpado seria injusto.

  2. Qual o interesse de um presidente da República para se envolver com um assunto desses?? Defesa Nacional?? Interesse econômico ou político ?? Algum esquerdopata poderia explicar??

  3. Só um débil.mental alienado pode pensar q uma lei elaborada p aeronáutica se envolveria ou se deixaria corromper ..ou mesmo beneficiar políticos ..coitada. cegueira. Psicológica nem psiquiatria resolve

  4. Acho q esse pessoal da direita precisa de cuidados psiquiátricos. Não viu a Janaína Pascoal? Primeiro incorpora, depois vai ser fiscal de banheiro…. cheiraram coca batizada, só pode!

  5. Engraçado os esquerdistas se prontificando a defender a Dilma sendo que o texto não faz nenhuma acusação, só lista alguns fatos…isso já tá parecendo culto religioso.

Deixe uma resposta