Fake News: blog petista – Cafezinho – disse que Sergio Moro era é réu na ONU. Veja desmentiu.

Conforme a Veja, o blog petista O Cafezinho publicou uma notícia falsa dizendo que Sérgio Moro era réu na ONU em decorrência de uma reclamação feita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O blog petista dizia: “Os réus, agora em âmbito internacional, passaram a ser o juiz Sérgio Moro e o Judiciário brasileiro. O juiz, se condenado, ganha o status de criminoso internacional contra os direitos humanos”.

A única coisa que aconteceu foi que o ex-presidente protocolou uma petição na ONU contra Moro “por supostas violações a seus direitos humanos na condução coercitiva de que o petista foi alvo, em março de 2016, e na divulgação do conteúdo dos grampos telefônicos que o flagraram em conversas com a ex-presidente Dilma Rousseff, entre outros peixes grandes da política nacional”.

Há outra distorção na “fake news” do blog petista, como aponta a matéria da Veja: “Para colocar Moro no banco dos réus, além disso, os responsáveis pela criação da mentira distorcem outra notícia verdadeira: a de que o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (Acnuh) formalizou, em outubro, o recebimento da petição de Lula e pediu ao governo brasileiro ‘informações ou observações relevantes à questão da admissibilidade da comunicação’. A formalização do recebimento da reclamação do petista não significa, contudo, que o mérito da ação foi aceito.”

A porta-voz da ONU, Elizabeth Throssell, esclarece: “O processo de registro é essencialmente uma formalidade e não implica em nenhuma expressão ou decisão do Comitê sobre a admissibilidade ou os méritos da queixa”.

Em suma, o blog petista inventou a informação de que Sergio Moro era “réu” na ONU. Porém, Lula é réu em cinco ações penais na Justiça Federal…

Anúncios

2 comentários sobre “Fake News: blog petista – Cafezinho – disse que Sergio Moro era é réu na ONU. Veja desmentiu.

  1. Não vai precisar não. Enquanto plantava árvore Dória já deixou. Mas é o óbvio U lula nte. Já me disseram que petista não faz a barba para esconder o rubor após cada declaração. O lula não precisa. Ele nasceu em 1.945. Há forte suspeita que ele seja a reencarnação de Macunaima.

Deixe uma resposta