Jornal britânico avacalha Odebrecht: “máquina de suborno brasileira”

Em um belo exemplo de como se faz jornalismo, o site do jornal britânico Financial Times disponibilizou ontem (28/12), um completo artigo sobre como o mundo vê a corrupção no Brasil. O texto, intitulado “Odebrecht: uma máquina de suborno brasileira”, com várias fotos e gráficos, mostra que uma multa recorde por pagamentos ilegais levanta esperança de um fim para a cultura de impunidade brasileira, tão conhecida mundialmente.

Apesar de várias construções de proporções épicas, “agora a Odebrecht, o maior grupo de construção da América Latina, corre o risco de ser mais conhecida por criar uma das maiores máquinas de suborno da história corporativa.”, avalia o jornal. Ainda no mesmo artigo, falou dos eventos ocorridos na semana passada, nos quais o Departamento de Justiça dos Estados Unidos descreveu a operação, que canalizou quase US$ 788 milhões para políticos e funcionários de uma dúzia de países, como um “esquema de corrupção e suborno incomparável”.

A publicação explica ainda como as operações ocorriam e detalha que sua existência por tanto tempo e em tantos locais tem abalado a realização de negócios do Brasil. “Jamais o sistema político e econômico foi atingido tão profundamente”, disse o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes ao FT.

Mas, nem tudo é trágico. O jornal britânico conclui que “a investigação da Odebrecht e uma investigação mais ampla sobre a corrupção por grupos de construção e políticos na estatal Petrobras, conhecida como Lava Jato, estão mudando a cultura da impunidade no Brasil”.

Fonte

Anúncios

Um comentário sobre “Jornal britânico avacalha Odebrecht: “máquina de suborno brasileira”

  1. Gostaria de acreditar nisso, mais um povo; que deixa de fazer o basico, simplesmente para assistir uma final de novéla,ou BBB: que por incrivél que pareça vai para sua 17ª edição!..

    FICA DIFICIL….

    Obs. na frança o Big Brither, não conseguiu emplacar a 2ª edição.

Deixe uma resposta