URGENTE: Delatores relatam que Odebrecht pagou imóvel para Instituto Lula

Conforme a Folha, três delatores da Odebrecht prestaram depoimentos na semana passada que confirmam que a empresa comprou, em 2010, um imóvel em São Paulo que seria destinado à construção de uma nova sede do Instituto Lula.

As declarações foram feitas por Marcelo Odebrecht, ex-presidente do grupo; Alexandrino Alencar, ex-diretor de relações institucionais; e Paulo Melo, ex-diretor-superintendente da Odebrecht Realizações Imobiliárias.

O imóvel se localiza na Rua Dr. Haberbeck Brandão, nº 178, em São Paulo. É um dos pontos centrais na denúncia em que o ex-presidente Lula é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Na última segunda-feira (19) o juiz Sergio Moro aceitou a denúncia do Ministério Público Federal e Lula virou réu no processo. Com essa ação, Lula se tornou penta-réu – três na Operação Lava Jato, uma na Zelotes e outra na Operação Janus.

Segundo os procuradores, parte das propinas pagas pela Odebrecht em contratos da Petrobras foi destinada para a aquisição de um terreno onde seria construída a sede do Instituto Lula.

As delações de Marcelo, Alencar e Melo confirmam que o imóvel – que no papel foi adquirido pela DAG Construtora – foi na verdade pago pela Odebrecht e seria destinado à construção de uma nova sede do instituto.
A ideia, segundo os delatores, era que após a Odebrecht comprar o imóvel outras grandes empresas ajudassem a construir o prédio do Instituto Lula.

Os delatores também contaram que Lula e a ex-primeira-dama Marisa Letícia foram conhecer o terreno, mas não gostaram do local. Marcelo Odebrecht determinou então a Paulo Melo que procurasse outros imóveis. O projeto, no entanto, não foi para frente.

O fato de a nova sede não ter saído do papel não impediu que Moro aceitasse a denúncia contra Lula. De acordo com o juiz, a falta de transferência na compra do imóvel onde seria construído o instituto não prejudica a acusação de corrupção, caracterizada pela oferta e pela solicitação da propina.

Com base nas quebras de sigilos fiscais e bancários dos investigados, os procuradores apontaram que a Odebrecht pagou, em 2010, R$ 7,6 milhões para a empresa DAG Construtora, que adquiriu o imóvel investigado.

A ação ainda diz que, em buscas no sítio em Atibaia (SP) frequentado pelo ex-presidente, foram achados papéis com um projeto de uma construção no endereço do terreno investigado. Numa planilha de pagamentos da empreiteira consta o item “Prédio IL”.

A denúncia também informa que foi adquirido um apartamento vizinho à cobertura onde mora o ex-presidente, em São Bernardo do Campo (SP).
O imóvel está no nome de Glaucos da Costamarques, que, segundo a acusação, atuou como testa de ferro de Lula, em transação concebida por Roberto Teixeira, advogado e compadre do ex-presidente.

O imóvel teria sido alugado por Marisa, mas a denúncia aponta que não houve pagamento do aluguel. Moro determinou o sequestro do apartamento de São Bernardo do Campo.

Com a medida, o bem ainda pode ser usado, mas sua propriedade fica “congelada”. Caso haja condenação, o imóvel será leiloado e o dinheiro, revertido à vítima do crime.

O Instituto Lula foi procurado mas não quis comentar, pois alega não responder às delações, mesmo que tenha emitido a narrativa de “diretas já” argumentando que Temer foi delatado, em novo caso de colapso de narrativas do PT.

Anúncios

3 comentários sobre “URGENTE: Delatores relatam que Odebrecht pagou imóvel para Instituto Lula

  1. O PT é fraudador; trapaceiro; escroque; velhaco; enrolador; biltre; inescrupuloso; astuto; dissimulado; impostor; fingido; patife; porra-louca; charlatão; caluniador; falsários; vitimista; hipócrita; enganador; mau-caráter; cábula; explorador; chicaneiro; truculento; malfeitor; ardiloso; tratante; nocivo; esquerdalha; difamador; picareta; embusteiro; burlão, choramingas e VIGARISTA. Tudo ao mesmo tempo. Ponto final.

  2. João Luiz Pereira Tavares

    Requião & Moro:

    Os nossos inimigos já sabemos! São a picaretagem, a baranguice, a cafonice, o Kitsch, a breguice e a mentira publicitária de Mídias Sociais do Petismo.
    Embora já tenham sido privados daquela imagem ilusória de invencibilidade que tinha sido criada por João Santana [agora PRESO POR MORO!], e feito tanta gente tornar-se isentona e alienada, postando coisinhas infantis e oba-oba em sítios como o G+ e Facebook, a favor de PT.

    E, daí, esquecendo totalmente de contar a verdade sobre PT. As picaretagens. Exatamente como Requião fez e faz!

    Todos esses bregas e essas bregas, que são categoricamente a favor das forças financeiras das trevas, vão continuar passivas e isentonas em 2017!

    O ano 2016 foi o da vitória. Esses asseclas do Petismo [e seus satélites, tal qual o REQUIÃO] estão longe de ser derrotados. A baranguice é tal qual ERVA DANINHA, cresce a minuto. Portanto fiquem de OlhOs bem abertos!

    A luta continua. E será uma luta mais alegre e mais solar, porque vemos divisões e dúvida no coração do inimigo, e vemos as primeiras luzes do sol, depois de uma longa noite de 13 anos de toda espécie de baranguice petista.

    ¿Por quê? ¿Por que dizemos que será uma luta mais alegre?

    Porque afinal a analfabeta política, de 50 milhões de votos, foi dado-lhe um ponta-pé na traseira pensante que ela leva sobre o pescoço, naquele glorioso ano de 2016.
    Por mais que possa parecer estranho e paradoxal, se milhões de brasileiros encontrarem mais coragem para se opor à máquina infernal que os aprisiona, 2017 melhora muito.

    O brasileiro, tal qual as norte-americanas têm demonstrado que não querem mais ser soldadinhos de chumbo dispensáveis ou vacas leiteiras.

    Claro que estou a falar de gente pensante, e não de bregas, nem de universitários de unidades decadentes e muito menos estou a debater a respeito de ISENTÕES semelhantes ao REQUIÃO, que jamais fez qualquer crítica a Coração Valente. E nem ao partidinho do PeTê. E seus satélites como o PCdoB e PMDB (puxa-sacos).
    REQUIÃO é um ISENTÃO. Certamente.

    E a mente progressista e a escrita progressista são aquelas que vão em embate aos pensamentos retrógrados e antigos como o de Requião.
    Sem o fingimento do politicamente-hipócrita-correto da Dilma, do PT e da Grande Mídia Petista. E contra a ISENTABILIDADE de Requião.

  3. Digo aqui:
    PT, hein?
    Dilma, né?

    Digo aqui:

    A PATIFARIA do PeTê:

    PT é picareta, charlatão, vigarista e fake:

    Quem é perigoso é o Petismo! Com necessidade de PUBLICIDADE EM EXCESSO! E a toda hora, sem parar. Até hoje, em 2017!

    Haja vista a Coração Valente©.

    CORAÇÃO-VALENTE© é Publicidade e Propaganda do PT.

    Engana-Trouxas. Tem gente que “compra”!

    Marketing pra otário: CORAÇÃO-VALENTE© & Lula:

    Se se compra CARNE PODRE é devido a Publicidade.

    Tem gente naïve que nem percebe isso! A super direita burra e ingênua. E os puxa-sacos do PT!

    o PT e entornos (satélites como PSOL), sobretudo a charlatã DILMA ROUSSEFF precisam, necessitam, urgem do uso de publicidade, já que SÃO de QUALIDADES DUVIDOSAS, ruins. São bregas-barangos (precisam de publicidade pra “parecerem” elegantes, bons, de qualidade):

    Haja vista a vigarice de CORAÇÃO-VALENTE© em 2014.

    0 PT é E-XA-TA-MENTE igual ao novo anúncio da cerveja BRAHMA, em que uma imagem de deusa faz com que “a CERVEJA PAREÇA BOA”! Como se fosse uma cerveja belga, europeia, tradicional e excelente! ¿Isso não lembra algo? ¿A charlatanice da CORAÇÃO-VALENTE©?…
    PT e LULA são pura vigarice & charlatanismo.

Deixe uma resposta