Em janeiro, Dilma queria fazer reforma da Previdência e aumentar idade média de aposentadoria

Em texto de 7 de janeiro – em matéria de Eduardo Dusek para o Estadão – líamos que a presidente Dilma Rousseff disse que ia “perseguir” em 2016 uma reforma da Previdência aumentando a idade média para a aposentadoria. Alguns poucos petistas ficaram contra pois achavam que a proposta prejudicaria as eleições municipais.

A então presidente disse: “Não é possível que a idade média de aposentadoria no Brasil seja de 55 anos”.

Em seguida, afirmou: “O Brasil vai ter de encarar a questão da Previdência. Essa é uma equação que atinge todos os países desenvolvidos e emergentes. Todos eles buscaram aumentar a idade de acesso (para obtenção do be11nefício)”, insistiu.

Para ela, seria possível discutir também um modelo que mescle a idade com tempo de contribuição, a chamada fórmula 85/95 progressiva.

Além dos direitos adquiridos, Dilma disse ser necessário observar um outro ponto importante: “É o problema do tempo de transição. Ninguém vai fazer uma reforma dessas – porque ela implica razões técnicas e também consenso político – sem que você considere um período de transição que leve em conta tanto direitos adquiridos quanto expectativa daqueles que já estão no mercado de trabalho”, argumentou a presidente.

Anúncios

2 comentários sobre “Em janeiro, Dilma queria fazer reforma da Previdência e aumentar idade média de aposentadoria

  1. Verdade! Ela foi sabotada pelo próprio partido, os mesmos que tentam sabota-la hoje.
    Mas convenhamos que a tal reforma nada reforma porque se resume a tirar de quem mais precisa, na parte da vida que trabalhar não é escolha porque terceira idade nada consegue além de porteiro, vigia ou assessoria tá de elevador… E, se conseguir a proeza de trabalhar, será com salários baixos, o que fará com que sua média de contribuição seja ainda menor.

  2. 85/95 é justo. Aprendam matemática. Na reforma da Dilma, um homem de 59 anos de idade e 36 anos de contribuição (começou a trabalhar com 23 anos), pode se aposentar. 59 + 36 = 95

    Já para o Temer, quem começar a trabalhar com 23 anos, vai se aposentar com 72 anos de idade.

    Entenderam ou precisa desenhar? Coxinha burro

Deixe uma resposta