Desespero: Dirigentes petistas ficam enfurecidos com suspensão da Venezuela do Mercosul

Em sua defesa do totalitarismo, o Partido dos Trabalhadores desceu mais um degrau no fundo do poço. Revoltados com a decisão do Mercosul que suspendeu a Venezuela do bloco por descumprimento da clausula democrática. Em seu site, o partido publicou a seguinte nota, assinada por Rui Falcão e Monica Valente:

O Partido dos Trabalhadores repudia veementemente esta decisão. Defendemos o fortalecimento institucional do Mercosul. No entanto é fato notório que nenhum dos países membros cumpre integralmente as normas e acordos do bloco. Neste sentido, o argumento utilizado é claramente um artifício jurídico para reverter a adesão da Venezuela e colocar em marcha o projeto político do governo golpista de desmonte do Mercosul.

Em resumo, o partido acha que é comum o descumprimento de normas do bloco. Mais do que isso, o que está em jogo é a clausula democrática – que é obrigatória para a participação no bloco, e que foi evocada pelo próprio governo petista para afastar o Paraguai após o impeachment do ex-presidente Fernando Lugo.

Mas o pior vem adiante: o PT acusa o Itamaraty de “ideologizar a questão” ao apoiar o cumprimento da legislação, que é a prevalência dos Direitos Humanos.

O PT repudia ainda o deplorável papel do chanceler golpista José Serra, que há meses articula este golpe também contra a integração regional. A ação contra a Venezuela em nada contribui para a solução da grave crise política enfrentada pelo país. Ao contrário, ao ideologizar a questão, o chanceler Serra age de forma irresponsável, justamente num momento em que o papel da diplomacia brasileira deveria ser o de fortalecer as instituições regionais e garantir a estabilidade na América do Sul, atuando de acordo com as melhores tradições de nossa diplomacia.

Vale lembrar que quando houve a suspensão do Paraguai, não houve qualquer violação aos Direitos Humanos. O impeachment do presidente Lugo se deu após uma manobra do bolivariano para tentar uma reeleição (o que não é previsto na Constituição Paraguaia). O impeachment de Lugo se deu completamente de acordo com o que é estabelecido pelo país, e foi validado por uma corte superior composta por membros indicados pelo presidente deposto. No entanto, Brasil e Argentina aproveitaram a ocasião para incluir a Venezuela no bloco. A suspensão do Paraguai foi apenas um golpe, já que o parlamento daquele país havia vetado a entrada do país que ainda era governador por Hugo Chavez. Isso também explica o desespero petista: eles fizeram um grande esforço para que a Venezuela entrasse no bloco, por meio de uma conspiração sem precedentes na história do continente.

Ao se colocar contra a defesa dos Direitos Humanos, o PT conseguiu por meio desta nota se igualar ao PCdoB, que em 2013 lançou um manifesto de solidariedade à ditadura da Coreia do Norte. O que é desumano, se considerado a crise humanitária provocada pela ditadura bolivariana de Nicolas Maduro.

A nota do PT também da dimensão do desespero que tomou conta dos dirigentes do partido. No ano em que o PT foi varrido do poder nas urnas e nas ruas, o partido viu Macri assumindo a presidência na Argentina, Michele Bachellet ser abalada por um escândalo de corrupção no Chile e Maduro alvo de repúdio internacional e de grandes mobilizações internas, além da morte de Fidel Castro. Cientes de que o establishment da extrema-esquerda está em profunda decadência, suas lideranças nem se preocupam mais em disfarçar o apoio ao totalitarismo mais truculento.

A nota do PT pode ser lida na íntegra aqui.

Anúncios

3 comentários sobre “Desespero: Dirigentes petistas ficam enfurecidos com suspensão da Venezuela do Mercosul

  1. Eu acho que dão muita atenção ao que os petistas dizem, petistas não Governar, petistas não conhecem leis, petistas não ligam para os pobres nem para os ricos, o que eles querem é dinheiro e poder mais nada, a ONU divulgou a poucos dias que o Brasil teve a pior avaliação no desenvolvimento humano nos últimos 10 anos, e quem estava no poder PT, isso mostra que eles não sabem de nada, tanto que o lula vive dizendo que não sabe de nada que não viu nada, acho que ele não sabe nem que foi Presidente um dia.

    VAMOS ESQUECER ESSE PT E SEUS FILIADOS, QUE MORRAM TODOS……

Deixe uma resposta