calero

Transcrição do diálogo entre Calero e Temer decepciona

O portal G1 obteve a transcrição dos áudios da conversa entre o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero e o presidente Michel Temer. O ex-ministro gravou as conversas, conforme divulgado no dia 18 após o anúncio da demissão.

Os áudios foram entregues à Polícia Federal, e depois remetidos ao Supremo Tribunal Federal. Calero acusou o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima de pressioná-lo para liberar a obra de um prédio em Salvador (BA) no qual secretário tem uma unidade. Pressionado pela polêmica, Geddel pediu demissão.

Calero havia afirmado que o presidente também o pressionou para que interferisse na avaliação do Iphan a favor de Geddel, mas a transcrição das gravações não confirma o que foi dito pelo ex-ministro. Na conversa, ela informa ao presidente sua intenção de deixar o governo, mas não há a tal fala sobre a pressão. O assunto só é mencionado por Gustavo Rocha, Secretário de Assuntos Jurídicos da Casa Civil. Ele diz pede para que Calero envie um pedido protocolar para a Advocacia Geral da União.

O diálogo causa decepção justamente por não conter os detalhes explosivos denunciados por Calero, que saiu do governo afirmando ter sido pressionado pelo governo. Ao menos nos áudios divulgados, o único assunto tratado com o presidente é justamente o pedido de demissão de Calero.

Veja as transcrições abaixo:

Marcelo Calero: Oi, presidente.
Michel Temer: Oba. Oi, Marcelo, tudo bem, Calero?
Marcelo Calero: Como vai o senhor, tudo bem?
Michel Temer: Bem, graças a Deus.
Marcelo Calero: Maravilha.
Michel Temer: Então…
Marcelo Calero: Eu fiz uma reflexão muito grande de ontem pra hoje e agradeço…
Michel Temer: Pois não…
Marcelo Calero: … muito por o… por senhor ter insistido, mas eu realmente…
Michel Temer: …Hum…
Marcelo Calero: …quero pedir minha demissão e quero que o senhor aceite, por gentileza, porque eu não me vejo mais com… com condições e espaço de estar no governo.
Michel Temer: Interessante.
Marcelo Calero: É… então, assim…
Michel Temer: Tudo bem. Se você não… se é sua decisão, viu, o Calero, tem que respeitar. Ontem acho que até fui um pouco inconveniente, né? Insistindo muito pra você… pra você permanecer é.. confesso que não vejo razão pra isso mas você terá as suas razões.
Marcelo Calero: Sem dúvida.

No diálogo abaixo, o secretário de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Gustavo Rocha, discute com Calero a situação do imóvel de Geddel.

Gustavo Rocha: É, eu… eu tô te ligando que… é… eu tô dando entrada com pedido protocolar. [Vou] protocolar o recurso lá no Iphan.
Marcelo Calero: Tá.
Gustavo Rocha: Vou protocolar uma cópia aí.
Marcelo Calero: Tá. Mas eu… eu… eu até falei com o presidente, Gustavo, eu não quero me meter nessa história não.
Gustavo Rocha: É, e o que ele me falou pra… pra falar era, “veja se ele encaminha, e num precisa fazer nada, encaminha pra AGU”. Falou isso comigo ontem, né? Aí eu falei “não, eu falo isso com ele”.
Marcelo Calero: Bom… tá, eu vou… eu vou fazer uma reflexão aqui, Gustavo. Agora, mudando de assunto, Ancine, é… eu pedi uma correção pro texto que me chegou hoje de manhã e… eu tô dependendo da velocidade aqui do nosso jurídico…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s