bb_michel-temer-renan-calheiros-e-rodrigo-maia-coletiva-de-imprensa-planalto-domingo_00111272016

Mesmo com desistência da anistia, deputados querem limite para investigação de políticos

Ainda não acabou a batalha pela legalidade e pela aprovação do pacote de combate à corrupção. Apesar do Executivo e Legislativo terem sinalizado que irão barrar a anistia ao caixa 2, há outras iniciativas nebulosas nos corredores do Congresso para dificultar a investigação e punição de políticos. Dentre elas, a tentativa de alguns parlamentares de trazer de volta uma proposta retirada do relatório aprovado na semana passada pela comissão especial: a limitação para seis meses do período de investigação de crimes praticados por políticos com mandatos eletivos.

Chamada de “emenda Amin” por ser de autoria do deputado Esperidião Amin (PP-SC), a proposta estabelece que a Polícia Federal e o Ministério Público teriam um semestre para apurar supostos atos ilícitos praticados por parlamentares, prefeitos, governadores e presidente da República.

O prazo poderia ser prorrogado apenas com autorização judicial. Caso o processo não fosse concluído no período estabelecido, o caso seria arquivado. A autoridade responsável pela investigação ainda seria obrigada a apresentar um relatório explicando quais foram os motivos da suspeita e porque a investigação foi ineficiente.

Para os parlamentares favoráveis ao texto, a proposta é necessária para preservar a honra de políticos acusados injustamente. Segundo o próprio autor do texto, isso evitaria excessos dos investigadores, que teriam mais responsabilidade ao acusarem homens públicos de crimes de corrupção.

 

6 comentários sobre “Mesmo com desistência da anistia, deputados querem limite para investigação de políticos

  1. Minha opinião é que não deve ter tempo limitado para a investigação dos políticos, essa proposta deste deputado do pp, ele sabe qt ė grande seu comprometimento com a justiça. Vamos Brasil ajudar o movimento

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s