ytemerprimeirodos

Pressão das ruas levou Temer a agir contra a anistia ao caixa dois

por Baltazar Soares

Hoje, Michel Temer firmou um acordo com a Câmara e o Senado, representado pelos presidentes de ambas as casas, para que a anistia ao caixa dois não fosse aprovada no Congresso.

Naturalmente, um político não tomaria nenhum tipo decisão que pudesse vir a prejudicá-lo, isso não é racional. No entanto, é perfeitamente racional tomar decisões para atender aos desejos populares, pois políticos precisam de apoio popular. Temer, portanto, foi esperto o suficiente para entender a realidade das ruas de forma muito mais sagaz do que os líderes do Senado e da Câmara dos Deputados.

Enquanto Renan Calheiros e Rodrigo Maia mantiveram sua postura até então prepotente, como se não precisassem de votos para se reeleger, Temer soube controlar a situação para evitar uma crise institucional e teve a inteligência política necessária para lidar com uma situação que em nada era favorável. O acordo do Governo com o poder legislativo não só foi necessário, ele foi um acerto em cheio.

Michel Temer teria feito isso sem a pressão popular? Ele teria se disposto a arrumar “encrenca” com o Congresso para algo que não é de seu interesse? Provavelmente não. Ele fez porque soube entender a situação, ele soube compreender a reação popular e percebeu que a anistia ao caixa dois poderia causar uma devastação política sem precedentes.

O presidente compreendeu que o povo não aceitaria a situação calado.

12 comentários sobre “Pressão das ruas levou Temer a agir contra a anistia ao caixa dois

  1. Eles querem desvirtuar o foco! O problema não é só CAIXA 2!!
    O problema são outros crimes como responsabilidade fiscal, corrupção, etc que estão encobrindo!

    Curtir

  2. O ponto principal da entrevista, e que nem a mídia se deu conta, foi a justificativa de Temer, ao afirmar que o caixa 2 não deveria ser aprovado por causa da “voz das ruas”. Ato falho! A anistia ao caixa 2 não deve ser aprovado porque é CRIME.
    Em outras palavras, Temer disse que, se o povo não tivesse se manifestado, a anistia poderia ser aprovada. A conclusão é simples: houve tentativa de conchavo, e provavelmente com o aval do Presidente, mas a “voz das ruas” falou mais alto.

    Curtir

  3. A grande questão é q ele não dá ponto sem nó… e essa anistia é importante pra ele diretamente, por causa do processo de cassação da chapa Dilma/Temer… Simples… ele veta… ótimo… volta pro Congresso… que derruba o veto! Ele sai ileso… e a anistia é aprovada! #golpedemestre e nós parabenizando… a pressão não pode parar!!!

    Curtir

  4. Uma jogada de mestre de Temer, dessa forma consegue respirar um pouco mais, no seu mandato, agora vamos ver quais são os próximos passos, se não for um engodo para desmobilizar a população, mas de qualquer forma nós estamos de olho. O BRASIL NÃO É MAIS O MESMO O POVO DESPERTOU, OS POLÍTICOS QUE SE CUIDEM OU AJUDAM A ADMINISTRAR O PAÍS OU CAIRÃO EM DESGRAÇA, COMO MUITOS ATUAIS POLÍTICOS QUE SERÃO VARRIDOS DA ASSEMBLEIA E DO SENADO NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES. O VOTO AINDA É NOSSA ARMA.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s