fidel-castro

Morre o ditador Fidel Castro, aos 90 anos

Morreu na noite de sexta-feira o ditador Fidel Castro, aos 90 anos. A morte foi na capital Havana, segundo informações da TV estatal cubana. Quem primeiro deu a notícia da morte foi a emissora de esquerda CNN, dos Estados Unidos.

Castro faleceu às 22h29. O corpo do ditador cubano será cremado, “atendendo a seus pedidos”, informou o atual líder militar de Cuba e irmão do falecido, Raúl Castro. A última vez que Fidel foi apareceu publicamente foi em 15 de novembro, quando recebeu a visita do ditador do Vietnã, Tran Dai Quang.

.Fidel Castro estava no poder desde 1959, quando destronou o ex-ditador Fulgêncio Batista ao lado do argentino Ernesto Che Guevara e do irmão Raul. A partir da conquista do país, Cuba instaurou o primeiro regime socialista da América Latina, e a mais longeva ditadura do continente americano. Por lá há o regime de partido único, o Partido Comunista Cubano. Até hoje o governo pratica censura, perseguição política e violações dos direitos humanos contra evangélicos, católicos, homossexuais e dissidentes políticos – sendo que em um passado recente também praticavam perseguição contra deficientes físicos e mentais, além e artistas do rock.

Fidel só deixou o poder em 2006, quando passou o posto para o irmão Raul. Até hoje, foi a única troca no comando do país em mais de 50 anos de revolução comunista. Mesmo com a morte de Fidel, não há grandes expectativas sobre o retorno da democracia para a ilha.

3 comentários sobre “Morre o ditador Fidel Castro, aos 90 anos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s