Golpe orquestrado por Renan consegue adiar a decisão sobre o fim do Foro

Mais uma vez o presidente do Senado Renan Calheiros sai vitorioso: seu grupo conseguiu garantir a falta de quórum, inviabilizando a votação da PEC do Fim do Foro. A votação ficou para a próxima quarta-feira. Para melar a votação, Renan escalou o senador Vicentinho Alves (PR-TO). Em nota, o autor do projeto Alvaro Dias (PV-PR) se manifestou detalhando a manobra.

Na abertura da sessão da CCJ desta quarta-feira, o senador Alvaro Dias requereu ao presidente do colegiado, José Maranhão, que fosse priorizada a votação da PEC 10/2013, que extingue o foro privilegiado para autoridades no caso da ocorrência de crimes comuns. O senador argumentou que a proposta atende ao interesse de grande parte da população brasileira, que inclusive voltou às ruas das grandes cidades para exigir, entre outras demandas, justamente o fim do foro privilegiado.

“Há um grande interesse popular neste projeto, e nos cabe, aqui no Congresso, respeitar essa manifestação da opinião pública, favorável à deliberação da PEC do fim do foro de forma urgente. Esperamos que haja desta comissão o interesse em votar com urgência a PEC”, argumentou Alvaro Dias.

No decorrer da discussão, o senador Vicentinho se opôs à inversão da pauta dos trabalhos da CCJ, para que a PEC do foro privilegiado pudesse ser votada antes das outras matérias, apesar dos pedidos de outros senadores para que fosse mudada a ordem de votações. Devido ao impasse, o senador Randolfe Rodrigues, relator da PEC do fim do foro, sugeriu ao presidente da CCJ que a PEC fosse colocada como item número 1 da pauta da próxima semana. A sugestão foi acatada pelo senador José Maranhão, e a PEC deve ser votada no dia 30/11.

É bom lembrar que na semana passada o senador Alvaro Dias ficou praticamente sozinho na sessão, que também foi adiada por falta de quórum.

 

Anúncios

5 comentários sobre “Golpe orquestrado por Renan consegue adiar a decisão sobre o fim do Foro

  1. Todo político que é a favor do foro privilegiado e corrupto…..deve ser posto fora pelo povo brasileiro
    Político honesto é a favor que o foro priviligiado acabe o mais rápido possível…..assim como toda regalia de aposentadoria política……político deve entender que trabalha para o povo…..e jamais continuar a roubar o povo como andam fazendo……

Deixe uma resposta