mujica

CPI no Uruguai investigará Mujica por caso de corrupção envolvendo Pimentel e OAS

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito aprovada pela Câmara dos Deputados do Uruguai investigará um suposto esquema de corrupção envolvendo a empreiteira brasileira OAS durante o mandato de José Mujica. Ele governou o país entre 2010 e 2015.

A decisão sobre a abertura da CPI foi apertada, com apenas um voto de diferença a favor da investigação (o placar foi de 50 a 49). Ironicamente, o voto que garantiu a abertura do inquérito veio de um deputado da coligação de extrema-esquerda que governa o país. Gozalo Mujica (que não é parente do investigado) pertence à Frente Ampla, aliança que forma a base do presidente Tabaré Vázquez, sucessor de Mujica.

A CPI vai investigar irregularidades na construção de uma planta de extração de gás operada pela empresa de energia GNLS. A GNSl é uma sociedade criada pela filial brasileira da francesa Gaz de France (atual Engie) e pela japonesa Marubeni, que contratou a OAS para as obras.

O deputado que pediu a investigação alega que os depoimentos do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro à força-tarefa da Operação Lava Jato reforçam os indícios de corrupção no caso. Para Paulo Abdala, do Partido Nacional, os prejuízos causados aos cofres públicos foram na ordem de U$ 65 milhões.

Paulo Abdalla se baseou nos depoimentos de Léo Pinheiro node ele relata que o então Ministro do Desenvolvimento Fernando Pimentel (hoje governador de Minas Gerais) e reuniu com um alto funcionário do governo uruguaio para obter o contrato para a OAS. Segundo a Polícia Federal brasileira, Pimentel recebeu R$ 3 milhões em propina pelo contrato uruguaio. O entendimento é que os brasileiros não teriam operado no Uruguai sem o consentimento do governo local, comandado por Mujica.

Se comprovadas as suspeitas, o Uruguai se junta a Panamá, República Dominicana, Bolívia, Argentina, Venezuela, Equador, Guiné-Bissau, Benim e Angola como palco de ramificações do esquema criminoso de poder operado pelo Partido dos Trabalhadores. Além disso, se derruba o mito do único governo de inspiração bolivariana comandado por um presidente honesto.

Um comentário sobre “CPI no Uruguai investigará Mujica por caso de corrupção envolvendo Pimentel e OAS

  1. Não quero ter complacência com esses ladrões homem ou mulher,coloquem todos na cadeia, não é possível o povo brasileiro sofrer tantas privações devido esses bandidos…. Cadeia para o Lula, sua mulher, filhos, demais parentes e toda a turma corrupta deste país ..,
    Salve a Lava Jato…

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s