sem-titulo

Rodrigo Maia não se conforma com parecer contrário à sua reeleição

O presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) encomendou um parecer jurídico ao renomado jurista Heleno Torres. Professor de Direito na USP, Heleno Torres emitiu o entendimento afirmando que o regimento interno da Câmara impede a candidatura de presidentes da Câmara para um novo mandato consecutivo.

Maia não gostou. Antes mesmo de receber qualquer parecer jurídico, o presidente já se articulava nos bastidores para obter apoio para o segundo mandato. Para isso, Maia atuou contra a CPI da UNE e colocou o deputado Vicente Cândido (PT-SP) na relatoria da Comissão da Reforma Política. A atuação contra a CPI da UNE era uma sinalização de apoio ao PCdoB, um dos principais aliados de Maia. Já a nomeação de Vicente Cândido para a relatoria Reforma Política agrada ao PT, que já propôs a lista fechada e a exclusividade de financiamento público em campanhas. Ambas as propostas foram apoiadas por Maia, que obteve os votos dos dois partidos de extrema-esquerda na disputa contra Rogério Rosso (PSD-DF).

Maia já sinalizou que pretende se basear em parecer anterior emitido pelo então advogado Luís Roberto Barroso, hoje ministro do Supremo Tribunal Federal. Esse parecer havia sido encomendado pelo ex-presidente da casa Eduardo Cunha. Aliás, Maia teria acusado Cunha pelo parecer de Heleno Torres ser contrário aos seus interesses em um segundo mandato.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s