arton9028

Maia se articula para tentar recondução como presidente da Câmara

Rodrigo Maia, do DEM, foi eleito como presidente da Câmara logo após Eduardo Cunha ter renunciado ao posto, e o mandato de Cunha como líder da casa terminaria em breve. Por isso, o Democrata foi eleito para um “mandato tampão”, tendo curto tempo de vida.

Contudo, ele pretende se reconduzir ao posto, e para isso já vem articulando. Segundo Cristiana Lôbo, do G1, ele próprio levantou o assunto em almoço na casa do presidente do Senado, Renan Calheiros, no fim de semana, diante do presidente Michel Temer. Temer preferiu não dar prosseguimento à conversa, uma vez que outros partidos de sua base de sustentação também se organizam para lançar candidato.

A questão é que pode haver um “problema jurídico”. A legislação não permite que um deputado seja reeleito presidente da casa no mesmo mandato, e como esta legislatura irá até o final de 2018, há também a possibilidade de Maia ser reconduzido ao cargo e depois, caso reeleito deputado na próxima eleição, esquematizar uma nova reeleição, podendo ficar por três vezes seguidas como líder da Câmara.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s