Maia se articula para tentar recondução como presidente da Câmara

Rodrigo Maia, do DEM, foi eleito como presidente da Câmara logo após Eduardo Cunha ter renunciado ao posto, e o mandato de Cunha como líder da casa terminaria em breve. Por isso, o Democrata foi eleito para um “mandato tampão”, tendo curto tempo de vida.

Contudo, ele pretende se reconduzir ao posto, e para isso já vem articulando. Segundo Cristiana Lôbo, do G1, ele próprio levantou o assunto em almoço na casa do presidente do Senado, Renan Calheiros, no fim de semana, diante do presidente Michel Temer. Temer preferiu não dar prosseguimento à conversa, uma vez que outros partidos de sua base de sustentação também se organizam para lançar candidato.

A questão é que pode haver um “problema jurídico”. A legislação não permite que um deputado seja reeleito presidente da casa no mesmo mandato, e como esta legislatura irá até o final de 2018, há também a possibilidade de Maia ser reconduzido ao cargo e depois, caso reeleito deputado na próxima eleição, esquematizar uma nova reeleição, podendo ficar por três vezes seguidas como líder da Câmara.

Anúncios

Deixe uma resposta