29-10-13IIforummundial

Aliado de Gleisi, Jorge Samek está prestes a ser demitido da Itaipu Binacional

O governo Michel Temer está avaliando quatro nomes para substituir o petista Jorge Samek no comando da hidrelétrica Itaipu Binacional. Os nomes na disputa são Abelardo Lupion, Eduardo Sciarra, Mario Pereira e Rodrigo Rocha Loures. De todos, Abelardo é o que aparece com menos possibilidades de ser nomeado – até por não responder aos requisitos técnicos. Eduardo Sciarra e Mario Pereira aparecem com chances reais, já que são engenheiros de formação. No entanto, quem mais tem chances e Rodrigo Rocha Loures.

Jorge Samek está há treze anos no comando da Itaipu Binacional. Petista histórico no Paraná, ele foi o mentor político da senadora Gleisi Hoffmann. A atual senadora trabalhou no gabinete do então vereador Samek em Curitiba após concluir o curso de Direito na Universidade Federal do Paraná. A presidente Dilma Rousseff planejava nomear Samek para um posto diplomático, colocando o ex-ministro Paulo Bernardo no lugar. No entanto, a presidente foi afastada e cassada. Bernardo (marido de Gleisi), seria preso no âmbito da Operação Custo Brasil e transformado réu pelo STF junto com a esposa.

Itaipu é o último bastião do Partido dos Trabalhadores na administração federal. É a maior hidrelétrica do mundo, atuando em negociações bilionárias. O padrinho de Gleisi já abe que seus dias estão contados na estatal. Segundo informações dos bastidores, o petista já arrumou suas coisas e já esvaziou sua sala na empresa, mantendo apenas itens básicos. Especula-se até que ele peça demissão antes de ser exonerado pelo presidente Temer.

Um comentário sobre “Aliado de Gleisi, Jorge Samek está prestes a ser demitido da Itaipu Binacional

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s