lula-e-maluf-foto-epitaceo-pessoa-estadao

Maluf é réu secreto há 15 anos, mas o caso permanece engavetado pelo STF

Em reportagem da Folha de São Paulo, os jornalistas Rubens Valente e Camila Fragoso trazem uma informação que demonstra a ineficiência do Supremo Tribunal Federal. De acordo com a publicação, o deputado federal e ex-governador de São Paulo Paulo Salim Maluf é réu secreto em mais de 84 ações penais, 6 delas correndo no âmbito do STF. E isso há mais de 15 anos.

De acordo com a matéria, as ações apresentam apenas as iniciais do parlamentar. Entre as ações contra o deputado há o suposto esquema de corrupção na construção da avenida Jornalista Roberto Marinho (antiga Água Espraiada) e o caso das contas secretas operadas pelo deputado na Ilha de Jersey (Reino Unido). O STF chegou a dar entrada no processo há 9 anos, mas o caso não andou.

A lentidão do STF é uma das principais razões de desprestígio da instituição junto da opinião pública. Enquanto o juiz Sérgio Moro já julgou e condenou mais de 50 casos relacionados a Operação Lava Jato, o STF não fez nenhuma condenação. O único que esteve próximo de ser julgado foi o deputado cassado Eduardo Cunha, mas ele renunciou e seu caso passou para a jurisdição do juiz Moro. Atualmente, o parlamentar com situação mais complicada é o presidente do Senado, Renan Calheiros. Até o momento não há nenhuma movimentação do STF para aplicar com Renan alguma sanção semelhante ao que foi praticado com Eduardo Cunha.

A matéria da Folha pode ser lida aqui, na íntegra.

5 comentários sobre “Maluf é réu secreto há 15 anos, mas o caso permanece engavetado pelo STF

  1. Isso é vergonhoso para todos brasileiros que custeiam esses ministros que enveredaram por caminhos escusos e nebulosos, nada produzem para o Brasil, deveriam ter vergonha e pediram exoneração.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s