247

Maia está trabalhando contra reforma do ensino médio para agradar aliados da extrema esquerda

Segundo a coluna da jornalista Mônica Bergamo, o presidente da Câmara Rodrigo Maia vai propor a retirada da medida provisória que trata da reforma no ensino médio para discutir o assunto no âmbito de um projeto de lei que já está em tramitação no Congresso. A medida pretende agradar aliados de Maia na extrema esquerda, como os comunistas Orlando Silva e Jandira Feghali. A mudança na posição do deputado veio depois de uma reunião com os parlamentares.

A mudança na postura de Maia pode trazer um dano irreparável para o governo, já que o presidente da Câmara acabaria por fortalecer a narrativa da extrema esquerda de que houve mais um recuo de Michel Temer diante das manifestações de invasores de escolas. Também é danoso porque levaria mais tempo para que a reforma fosse aprovada.

Essa mudança de postura vem em um momento onde o movimento de invasões está mais fragilizado. As poucas invasões do Distrito Federal foram desmobilizadas, enquanto os estados de Tocantins, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina registram o desmantelamento dos grevistas. No estado do Paraná, onde o movimento conseguiu mais êxito, 50% dos colégios já foram desocupados. Um recuo do governo agora poderia dar a impressão de que os militantes de extrema esquerda foram vitoriosos.

O PCdoB é o principal agente por trás das invasões. A presidente da UNE Carina Vitral e a presidente da UBES Camila Lanes são filiadas ao partido. Maia quer agradar o PCdoB projetando sua reeleição ao cargo de presidente da Câmara. PT e PCdoB apoiaram a eleição de Maia, que chegou a agradecer Orlando Silva em seu discurso da vitória.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s