zeca

Tal pai, tal filho: Zeca Dirceu é investigado por corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da Lava Jato

Filho do ex-ministro José Dirceu, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), acaba de ser atingido pelas investigações da Operação Lava-Jato. Ele será investigado por suspeita de dos crimes de corrupção passiva, tráfico de influência e lavagem de dinheiro. O processo corre em segredo de Justiça e será conduzido pela Polícia Federal em Brasília. A inquérito foi instaurado após decisão do ministro Teori Zavascki, relator dos processos do petrolão no Supremo Tribunal Federal.

Para os investigadores, José Dirceu e seus aliados receberam propinas da Hope Recursos Humanos. O valor se refere aos contratos estabelecidos com a Petrobras, e rendiam 1,5% para o bando. Parte do dinheiro desviado teria sido destinado à campanha de Zeca Dirceu à Câmara em 2010. Entre os doadores de Zeca está Raul Andres Ortuzar Ramirez, diretor da Hope Recursos Humanos. Para a Procuradoria Geral da República, os R$ 10.000 doados por Raul foram descontados da propina de Dirceu pai.

As suspeitas ficam ainda mais fortes por conta de documentos encontrados durante as buscas e apreensões realizadas nos escritórios da empresa Hope Recursos Humanos, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os papeis indicam que “doações eleitorais para a campanha de José Carlos Becker de Oliveira e Silva (o deputado Zeca Dirceu) seriam abatidos de outros recursos direcionados aos “pixulecos” do esquema criminoso operado pelo Partido dos Trabalhadores na Petrobras.

A Polícia Federal quer ouvir o deputado federal Zeca Dirceu, os representantes da Hope e o lobista Milton Pascowtich (que já negociou delação premiada). Os depoimentos devem acontecer até o final do ano. O deputado nega todas as acusações.

Caso seja condenado, Zeca Dirceu deve pegar até 27 anos de prisão. Este ano o pai já foi condenado a 23 anos de reclusão pelo juiz Sérgio Moro. Considerando a grande possibilidade de ser cassado ou mesmo de não se reeleger, é provável que o caso de Zeca também passe para a vara do juiz Sérgio Moro. Neste caso, uma condenação faria com que pai e filho dividissem a cela.

 

 

2 comentários sobre “Tal pai, tal filho: Zeca Dirceu é investigado por corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da Lava Jato

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s