ocupacao

MEC confirma: provas do ENEM de quase 200 mil alunos suspensas graças às invasões

É muito fácil para os invasores de colégios, instigados pelo projeto de poder dos partidos de extrema esquerda, repetir ao léu a palavra “educação” como um mantra. A verdade é bem outra, e a educação está bem longe de suas reais preocupações: o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira informou hoje, conforme o G1, que 191.494 inscritos para o ENEM não poderão fazer a prova no fim de semana por conta justamente da invasão de 304 colégios.

As provas ficarão para os dias 3 e 4 de dezembro, e a lista com os nomes de todos os colégios afetados deve ser lançada no site do Inep ainda hoje. A divulgação das notas foi mantida para 19 de janeiro. Para quem minimiza o impacto, estamos falando de adiamentos em 126 municípios de 19 estados e no Distrito Federal, englobando 177 escolas de educação básica e 127 instituições de ensino superior. Paraná e Minas Gerais são os estados com mais invasões.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, havia dito no último dia 19 que esse comprometimento do ENEM poderia acontecer para cerca de 95 mil alunos inscritos – número que, como se vê, foi largamente superado. Naquela data, o ministro havia garantido que os custos da aplicação da prova em outra data, fruto da irresponsabilidade e má intenção dos invasores, seriam cobrados judicialmente dos alunos e entidades que estivessem orquestrando o processo, mas a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, contestou a proposta.

Lamentavelmente, a presidente do Inep assume que essa conta vai acabar sendo paga, de fato, pelo governo federal, com o dinheiro, é claro, do pagador de impostos. “Bem que gostaríamos de dizer para as pessoas que estão monitorando esse movimento, dando uma cor política diferenciada, adoraríamos dar esse custo a essas pessoas, que desconfio não serem os alunos”. De estudantes, realmente, os invasores e seus comandantes têm muito pouco, e os verdadeiros estudantes continuam só tendo a perder com suas ações.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: