freixo

O PSOL também é um grande derrotado dentro da extrema esquerda

Apesar de o Partido dos Trabalhadores desfrutar de mais apelo na imprensa, a derrota do PSOL também pode ser considerada como um dos fracassos mais humilhantes de 2016. O partido de extrema esquerda chegou a emplacar três candidatos em grandes municípios – incluindo duas capitais (Belém, Rio de Janeiro e Sorocaba). E foi derrotado em todas.

Ex-prefeito pelo PT e já condenado por desvio de recursos e crime de responsabilidade, o deputado federal Edmilson Rodrigues liderou a disputa durante toda a eleição, mas foi derrotado pelo prefeito Zenaldo Coutinho, que obteve 52,33% contra 47,67% do psolista. Em Sorocaba, a derrota de Raul Marcelo também se deu após um longo período de liderança. Ele obteve 44% contra 56% do vencedor José Crespo (DEM). A derrota aconteceu após Raul ter registrado 54% das intenções de votos.

Assim como aconteceu no Rio de Janeiro com Marcelo Freixo (derrotado por Marcelo Crivella do PRB por 40,64% a 59,36%), os candidatos passaram a cair nas pesquisas de intenções de voto à medida em que a plataforma radical do partido era conhecida pelos eleitores. Para alguns, o partido que é linha auxiliar do PT era associado ao período do impeachment, quando os atuais candidatos e dirigentes da sigla acusavam os mais de 69% dos brasileiros favoráveis ao impeachment de serem golpistas.

Apesar de seus dirigentes falarem em crescimento do partido, a verdade é que o partido obteve apenas duas vitórias nos mais de 5 mil municípios brasileiros. As vitórias foram em Jaçanã e Jaduís, dois pequenos municípios do interior do Rio Grande do Norte.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s