ocupacao

Pais serão indiciados por abandono de menores caso alunos não deixem escolas invadidas em Araucária

Em decisão inédita, a justiça determinou que pais de alunos poderão ser indiciados por abandono de menor caso seus filhos não desocupem escolas invadidas no município de Araucária, no Paraná. A decisão é da juíza Maria Cristina Franco Chaves.

Na peça, a juíza pede que os estudantes sejam listados a fim de que seus pais recebam a notificação. Em caso de descumprimento, serão enquadrados por desobediência de ordem legal e desrespeito ao art. 249 da Lei nº 8.069/90  do Estatuto da Criança e do Adolescente, que fala em “descumprir, dolosa ou culposamente, os deveres inerentes ao poder familiar ou decorrente de tutela ou guarda”. A punição consiste em multa de três a vinte salários mínimos.

“O que se observa agora é o crescente risco que as ocupações estão gerando aos alunos. Existem informações de que o referido movimento está impedindo professores e alunos que não concordam com o protesto e que pretendem ter aulas de ingressarem nas dependências dos Colégios”, afirma a juíza.

A juíza lembra ainda dos perigos a que estão sujeitos os menores, mencionando o assassinato de um jovem em Curitiba e a agressão sofrida por menores que foram vítimas de assalto em uma escola invadida em São José dos Pinhais.

“Ocorre que, nesse interim [sic], eventos que ofertam risco à integridade física e psicológica dos adolescentes ocorreram. Como exemplo, foi utilizada a situação ocorrida no Colégio Estadual de Santa Felicidade, onde dois adolescentes se desentenderam após o uso de drogas e um acabou matando o outro, com arma branca. Outra situação ocorreu na Escola Estadual Pascoal Ramos (em São José dos Pinhais), onde bandidos invadiram o prédio durante a madrugada, imobilizaram e agrediram os alunos que ocupavam o local”.

 

 

 

17 comentários sobre “Pais serão indiciados por abandono de menores caso alunos não deixem escolas invadidas em Araucária

    1. É! Quando os considerados adultos não tem mais coragem, voz ativa, desmotivação, preguiça ou descaso mesmo, com a situação do país; quem começa a fazer alguma coisa são os jovens; ou os mais idosos já se esqueceram de quem derrubou o regime militar no Brasil em 1964 a 1985. Pensem nisso!

      Curtir

  1. Já que há essa preocupação pergunto: é do conhecimento de todos que o sistema educacional brasileiro é um sistema falido. Assim, por qual razão o Poder Judiciário calou-se? Porque manifesta-se somente agora quando jovens sejam atuar como sujeitos de sua história ?

    Curtir

    1. Talvez pelo motivo que esses alunos estavam calados quando este mesmo sistema educacional recebeu cortes de verbas e estava com a mesma péssima qualidade no ano de 2015 e anteriores. A pergunta que fica é porquê só agora os protestos? Será que a justiça está tomando este caminho porque esses jovens estão sendo sujeitos de partidarismo político e não de sua história?

      Curtir

  2. Fica a minha indignação contra os parlamentares de nosso país, porque deixaram roubar tanto os brasileiros e agora querem sacrificar mais ainda nós brasileiros, resolvam antes dessas PEC s, que os ladrões devolvam aos cofres do país tudo que roubaram, inclusive da Petrobrás e outros mais, e ao invés de ficarem presos, tenham o compromisso de ajudarem na educação e saúde.

    Curtir

  3. O Brasil já era, tardou-se para tomar providencias agora é esperar para o pior!! País degradante e sem moral nenhuma em tds os niveis, nunca em tda história do Brasil o caos e a imoralidade foi tao evidente causando danos à tdas as classes e sociedade em geral.

    Curtir

  4. Como pode o Brasil ser tão injusto. Corrigindo como podemos ser tão injustos. Senhores brasileiros nós estamos sendo saqueados pelo Richa e pelo Golpista Temer e mesmo assim quando alguém mostra-se revoltado é criticado, rechaçado pela população. Que País é esse?????????????

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s