crivela-preso

Revista Veja terá de confessar em sua capa que mentiu sobre Crivella

A Revista Veja será obrigada a publicar em sua próxima edição a resposta do candidato à prefeitura do Rio, Marcelo Crivella (PRB-RJ), à reportagem mentirosa divulgada na semana passada sobre sua detenção em 1990. O juiz que emitiu a decisão é Marcello Rubioli, coordenador da fiscalização eleitoral do TRE do Rio de Janeiro.

A campanha já definiu o que será estampado na capa: “A Veja mentiu sobre Crivella”. A Editora Abril disse que não vai se manifestar sobre o caso. A empresa ainda espera para a manhã desta sexta (28), a decisão de um recurso, a ser analisada pelo ministro Teori Zavascki, do STF.

Conforme o Conjur, para o juiz, a reportagem de Veja foi publicidade negativa ao candidato, o que é proibido pela legislação eleitoral. A revista afirma que Crivella foi preso, mas, ressalta Rubioli, ele foi detido para averiguação. “Aqui não cabe afirmar tratar-se de fato jornalístico, eis que, como foi cabalmente comprovado pelo representante, este não foi preso, mas submetido a jugo de abuso de autoridade do delegado sindicante”, afirmou o julgador. Para o juiz, é “no mínimo estranho” que haja a divulgação em sua capa de fato “obscuro” ocorrido há mais de 25 anos, faltando dez dias para uma importante eleição.

Outro fato que convenceu Rubioli de que se tratava de propaganda negativa foi a estratégia de publicidade feita por Veja. A Editora Abril espalhou pela capital fluminense cartazes com a frase “Sabe o número do seu candidato?” e, abaixo, a foto do número de autuação de Crivella no episódio. “Trata-se de propaganda difamatória que não pode ser aceita em uma campanha republicana e democrática”, conclui o juiz.

5 comentários sobre “Revista Veja terá de confessar em sua capa que mentiu sobre Crivella

  1. Não há necessidade de agressões e mentiras entre os dois candidatos. Hoje, não somos mais tão burros, como há 13 anos atrás.
    Nenhum dos dois deveria estar concorrendo, como poucos se salvavam no primeiro turno. No segundo(para azar dos cariocas), ficaram os piores! Quem não for comunista, vota em Crivella (o menos ruim); quem for comunista, petista e a favor de mais roubos, vota no Freixo e amargaremos mais 4 anos de petralhas de volta.

    Curtir

  2. A Veja bandeou-se para o petralhismo desde o final do ano passado quando assumiu seu destino editorial o esquerdista André Petry, aficionado e ligado aos dogmas destrutivos de sociedades pregados pelo PT em sua sina de implantar o comunismo; ideia que prejudicou o Brasil, demoliu o próprio PT e fez sucumbir a Revista Veja num caminho de ida sem volta.

    Curtir

  3. Quem é sujeito fotografado na 9.ª DP em 19/01/1990 Registro 000342 , dirão que foi de um irmão gêmeo já falecido? explicar o que? será trágico se não for cômico!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s