gelsimar-freixo

Reportagem de 2014 mostra o caos e a corrupção na primeira prefeitura conquistada pelo PSOL

Em Janeiro de 2014, os jornalistas Daniel Aydar e Thiago Prado publicaram uma matéria sobre a primeira prefeitura conquistada pelo Partido do Socialismo e Liberdade, o PSOL. Os jornalistas visitaram a cidade de Itaocara, no interior do Rio de Janeiro e relataram o cenário de caos e corrupção da primeira experiência do partido à frente de um município.

Por se tratar do primeiro município governado pelo partido em toda a sua história, Itaocara virou uma espécie de vitrine para o PSOL, recebendo a visita de vários nomes de peso do partido. No entanto, a experiência socialista deixou para trás um cenário de terra arrasada, e não é mais mencionada pelo partido em suas propagandas.

Os jornalistas relatam ainda que houve uma tentativa por parte da cúpula do partido de salvar o governo de Gelsimar Gonzaga. Para isso, o atual candidato à prefeitura do Rio de Janeiro fez o que mais condena publicamente: se aproximou de políticos fisiológicos para ajudar seu correligionário. O político em questão era Antony Garotinho.

Como pode ser observado no texto, Itaocara conseguiu misturar tudo o que é de mais nefasto para a administração pública: a incompetência administrativa, o radicalismo político e a corrupção. Sim, a prática de recolher parte dos salários de servidores e assessores é crime. E o PSOL não pode alegar que é uma prática restrita a Itaocara: antes disso o partido já havia protagonizado um escândalo semelhante com a deputada estadual Janira Rocha.

Atualmente, o PSOL disputa três prefeituras neste segundo turno: Belém do Pará, Rio de Janeiro e Sorocaba. O exemplo de Itaocara pode servir de prévia para estes municípios. No primeiro turno, o partido de extrema-esquerda conquistou apenas duas prefeituras:Jaçanã e Janduís, ambas no Rio Grande do Norte.

Leia a matéria da Veja abaixo:

O caos da primeira experiência do PSOL no governo

Partido pediu socorro a Garotinho para conter a briga política em Itaocara e evitar que a vitrine socialista se transforme em vexame nacional

2 comentários sobre “Reportagem de 2014 mostra o caos e a corrupção na primeira prefeitura conquistada pelo PSOL

  1. Bom dia , sou moradora de Itaocara , onde a prefeitura é governada pelo PSOL, nossa cidade regrediu uns 100 anos, o transporte dos universitários corre o risco de ser suspenso por falta de pagamento, o único Hospital da cidade tbm corre o risco de ser fechado por falta de verba .

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s