macri4

Macri: “Nesses termos, a Venezuela não pode fazer parte do Mercosul”

O presidente da Argentina voltou a condenar o governo autoritário de Nicolás Maduro, afirmando que desta forma o país não pode fazer parte do Mercosul.

 

“Nesses termos, a Venezuela não pode ser parte do Mercosul porque lá não se respeitam os direitos humanos”, afirmou Maurício Macri em coletiva de imprensa conjunta com o presidente uruguaio Tabaré Vázquez, que visita Buenos Aires.

 

Macri ainda afirmou que tanto o governo argentino quanto o uruguaio estão muito preocupados de com o rumo que a situação política está tomando na Venezuela.

Macri se referiu ali ao golpe de Estado por parte do governo de Nicolás Maduro, que anulou o referendo revocatório após interferência da Suprema Corte (que é completamente dominada por Maduro). Como já havia a prévia de que a maioria do povo quer a saída do presidente bolivariano, o governo de extrema-esquerda preferiu suspender a consulta popular.

 

“A declaração feita pelo Congresso foi muito contundente, isso nos aproxima cada vez mais de que a Venezuela nesses termos não pode ser parte do Mercosul e tem que receber a condenação de todas as nações americanas e do mundo inteiro porque como eu disse várias vezes, na Venezuela não estão respeitando os direitos humanos”, afirmou Macri em apoio ao Congresso venezuelano.

 

A posição regional contra a Venezuela fica cada vez mais sólida. Durante certo período, apenas os governos de Colombia e Paraguai repudiavam as violações aos direitos humanos praticadas pelo regime bolivariano. No entanto isso mudou a partir da eleição de Maurício Macri na Argentina e do impeachment de Dilma Rousseff. No Uruguai, assumiu um presidente de esquerda que se mostra mais crítico ao regime bolivariano. Apesar de não fazer parte do Mercosul, outro governo que repudia as arbitrariedades de Maduro é o novo presidente do Peru Pedro Pablo Kuzinsky.

2 comentários sobre “Macri: “Nesses termos, a Venezuela não pode fazer parte do Mercosul”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s